Amambai adere ao programa Cidade Empreendedora

/ / Amambai

Iniciativa é executada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc, e Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal de Amambai, na região Sul de Mato Grosso do Sul, aderiu ao Cidade Empreendedora, programa voltado à execução de ações de aprimoramento da gestão pública e fortalecimento dos pequenos negócios, com foco no fomento à economia local e estímulo ao desenvolvimento do município. A iniciativa é executada pelo Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a administração municipal.

O governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância da iniciativa. “O Cidade Empreendedora é uma metodologia muito objetiva, muito direta, calçada em estatísticas, em números, em objetivos da política pública, e que, no dia a dia, os municípios vão ter um instrumento para mensurar isso e avaliar e monitorar o seu desenvolvimento, que acaba refletindo na sociedade”, ressaltou. Para ele, ao atingir os objetivos do programa, “acaba atingindo os objetivos do próprio Estado”, expôs.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso do pequeno negócio passa pela gestão pública, por isso, o Cidade Empreendedora traz um pacote de soluções para apoiar a administração municipal em uma atuação conjunta em prol do desenvolvimento. 

“É uma grande parceria com o Governo do Estado, que está realizando um importante investimento para transformar os municípios. Além de levar oportunidades a quem empreende, o Cidade Empreendedora pensa no todo e oferece ferramentas para que a gestão municipal possa melhorar índices como desenvolvimento econômico, saúde, educação e assistência social. Essa é a importância do programa: impulsionar o pequeno negócio e incluí-lo no processo de crescimento que o Estado está vivenciando”, pontuou Mendonça.

Amambai inicia o terceiro ciclo Cidade Empreendedora, já que aderiu ao programa em 2021 e, posteriormente, ingressou no ciclo de Expansão com acompanhamento de 2023 até julho de 2024. Agora, o município ingressa no pacote Excelência – o mais completo e extenso das três opções ofertadas às prefeituras. Nessa frente de acompanhamento, que segue até 2028, são contemplados os oito eixos do programa, com atuação intensiva e ações focadas na eficiência da gestão municipal, melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e promoção do desenvolvimento a partir da vocação e identidade do município.

A adesão ao pacote Excelência prevê o planejamento, consultoria e execução de ações nos eixos: Lideranças Locais e Governança; Gestão Municipal; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo nas Escolas; Inclusão Socioprodutiva; e Identidades, Vocações e Mercado.

A formalização da participação do município foi realizada em julho deste ano, durante o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, promovido pelo Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Semadesc. O evento reuniu mais de mil participantes no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e marcou o início das ações do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora. O chamamento para adesão dos municípios foi realizado nos meses de fevereiro e março deste ano. 

Cidade Empreendedora 

Desde 2018, 45 cidades no Estado já foram atendidas pelo programa, que tem a proposta de promover o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, por meio da eficiência na gestão municipal, melhoria do ambiente de negócios e fomento ao empreendedorismo. Atualmente, 36 municípios integram o programa Cidade Empreendedora, divididos em três frentes de atuação, conforme as necessidades de cada localidade, nos pacotes “Transforma”, “Avança” e “Excelência”. 

Os municípios que participam do programa são: Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Três Lagoas.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento da instituição, no número 0800 570 0800.