A Prefeitura Municipal de Figueirão e o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, já promoveram diversas ações para o desenvolvimento dos negócios locais, com base em oito pilares: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança Empreendedora; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
O município aderiu ao Programa em julho do ano passado e, desde então, recebeu diversas ações para acelerar a economia local. O lançamento do Programa para a sociedade foi realizado em setembro. Dentre as atividades, a pesquisa de campo permitiu a formulação de um documento ao município com 70 pesquisas tabuladas e a oficina do Mapa de Oportunidades contou com mais de 150 participantes durante o processo, nesta oficina a comunidade escolheu potencializar o eixo estratégico da Agricultura Familiar.
Os empresários da cidade também participaram de cursos e oficinas voltadas para o segmento de compras, com mais de 80 participantes e a elaboração do plano estratégico. Em Figueirão, o total das duas chamadas públicas para agricultura familiar em compras é de aproximadamente R$ 100 mil e 11 produtores sendo movimentados para atender essa demanda.
Além disso, no pilar de Desburocratização, o programa promoveu reuniões para liberar o sistema e integrar a base de dados Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e Receita com o município por meio da Rede Simples, simplificando e tornando o processo mais ágil para os empresários.
Outro trabalho que visa conectar o empreendedor à gestão municipal, estimular a regularização de negócios, facilitar a abertura de empresas e oferecer serviços ao Microempreendedor Individual (MEI), é a Sala do Empreendedor, que recebeu o seu diagnóstico de maturidade no município; e contou ainda com reuniões de planejamento, capacitação de atendimento, orientação do crédito, consultoria de gestão financeira e integração da sala com demais setores estratégicos do município.
O Sebrae/MS e a Prefeitura, para estimular as ações da Sala do Empreendedor, em Figueirão, também promoveram o “Negócio a Negócio”, que atendeu a 80 empresas com o intuito de diagnosticar as necessidades de capacitação para desenvolver os negócios locais.
Enquanto, no eixo de Cultura empreendedora e inovação, em novembro, cerca de 38 professores foram capacitados para aplicação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), e 120 pessoas participaram da capacitação Crescendo e Empreendendo. A fim de desenvolver o eixo liderança empreendedora, o programa também ofereceu uma oficina de boas práticas com a imprensa e mídias sociais, bem como um encontro de agentes de desenvolvimento na Chapada dos Guimarães/MT.
Em dezembro de 2018, a Prefeitura Municipal de Figueirão e o Sebrae lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico para a sociedade. O documento consolida as tendências apontadas durante todo o processo com o objetivo de fortalecer os potenciais da região, definindo ações para os setores nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, com propostas para atender a produção e a qualificação da população.
Mais de 140 pessoas participaram da construção do PDE. A ação é resultado dos trabalhos do programa Cidade Empreendedora, que definiu o eixo como prioritário e começou a elaborar o planejamento por meio de oficinas com a colaboração de gestores públicos, empreendedores e outras instituições representativas, além da sociedade figueiroense.
Para 2019, o programa prevê para os empresários do município capacitações que incluem os temas já definidos: como melhorar as vendas, gestão de redes sociais, Empretec, consultorias por demanda e curso de manipulação de alimentos. Este ano, também serão desenvolvidas ações voltadas para a Agricultura Familiar.
Por: Nayara Tiago