No dia 6 de fevereiro (quarta-feira), a oficina de compras sustentáveis chega ao município de Bodoquena, como parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela cidade em parceria com o Sebrae/MS. O evento será realizado, das 13h30 às 17h30, no Memorial Serra da Bodoquena.
O intuito é desenvolver um ambiente de negócios que permita estabelecer o desenvolvimento das compras sustentáveis na cidade, permitindo aos participantes entender as características primordiais desses tipos de licitações, amparadas pela legislação, de modo que essa prática seja implantada nas aquisições do órgão público, gerando redução de custos e eficiência na aplicação dos investimentos municipais.
A oficina, ministrada pelo consultor do Sebrae/MS, Jair Vicente de Oliveira, quer motivar uma mudança na realidade do município em relação à compra de bens e serviços, sendo a participação dos atores públicos e privados fundamental no processo. O intuito também é servir como incentivo à contratação de produtos e serviços dos pequenos negócios da região.
A sustentabilidade resulta de uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade e, portanto, diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também na integração das pessoas com o mundo, preservando o meio ambiente.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae realizado em parceria com prefeituras que visa acelerar o desenvolvimento dos municípios por meio de oito pilares: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.
Por: Nayara Tiago