Churrascaria de Amambai ganha destaque local com o apoio do programa Cidade Empreendedora

/ / Amambai

Negócio familiar, iniciado de forma simples, cresceu após ampliar os dias de atendimento e melhorar a relação com o público

Inaugurada pela família Recalde há mais de uma década, a churrascaria “Churrasco na Brasa” foi aberta de forma despretensiosa pelos pais do empresário Carlos Recalde. A intenção era ter renda extra e oferecer comida de qualidade por um preço justo. Assim, a família permaneceu por 13 anos até que em meados de 2022 o negócio tomou novas proporções. Com o apoio do programa Cidade Empreendedora, executado em Amambai pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa que já era referência no segmento de restaurantes na cidade ganhou uma nova proposta de atendimento.

“Quando começamos nem tínhamos esse nome, era uma portinha só para não servirmos diretamente na rua. Ficamos ali por muito tempo e até aumentamos a quantidade de churrasqueiras, mas tivemos que nos mudar quando a dona do prédio precisou do imóvel. Foi quando encontramos este nosso local atual. Para nós, o importante sempre foi entregar o melhor para os nossos clientes e por conta disso eu procurei o Sebrae”, afirmou Carlos que hoje está à frente do negócio da família.

Até o ano passado, a churrascaria funcionava apenas aos finais de semana, mas a demanda do público e a estrutura do novo local permitiram a ampliação da produção e fizeram com que o sócio proprietário da Churrasco na Brasa decidisse oferecer refeições também durante a semana. A solução para aumentar a oferta dos alimentos sem perder a qualidade do negócio, Carlos encontrou junto ao Sebrae/MS, onde participou de capacitações na área de atendimento ao cliente.

“Eu sempre falo que com a falta de conhecimento você deixa escapar grandes oportunidades. E foi por conta das capacitações do Cidade Empreendedora, realizadas pelo Sebrae junto a Prefeitura, que eu adquiri conhecimento e estou conseguindo ampliar o meu negócio”, comemorou o empreendedor.

Cidade Empreendedora 

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Amambai integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de abril de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Junto com Amambai, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.