Abordagem porta a porta vai identificar quais são os problemas enfrentados pelos empresários e propor soluções
Em São Gabriel do Oeste, começou, nesta segunda-feira (15), a ação Sebrae na sua Empresa. Levada para o município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, a iniciativa oferece atendimento gratuito aos pequenos negócios. Por maio da ação, agentes do Sebrae visitam os empreendedores locais para identificar quais são as necessidades de cada um e, a partir disso, propor soluções.
“O agente realiza o atendimento, verifica quais são os desafios enfrentados pelo pequeno empresário e oferece a consultoria que pode ajudá-lo a melhorar o seu negócio. Levamos informações sobre gestão empresarial e financeira, além aconselhamentos sobre marketing digital e vendas, tudo de forma gratuita para fazer com que o empreendedor se fortaleça e possa crescer”, destacou Renata Maia, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado.
Além do atendimento presencial, os empreendedores também terão acesso a consultorias on-line por meio do canal Sebrae Resolve. Os temas abordados envolvem marketing digital, mercado e vendas, gestão de pessoas, liderança empresarial e finanças.
A abordagem porta a porta será feita pelos agentes, por meio da ação Sebrae na sua Empresa, até novembro deste ano, e a expectativa é que cerca de 500 pequenos negócios sejam visitados em São Gabriel do Oeste. Além de levar orientação aos empresários, os agentes também têm a função de mapear a necessidade dos empreendedores. O levantamento irá traçar um “raio x” do município e as informações vão embasar a criação de novas ações voltadas para atender esse público.
Cidade Empreendedora
O programa é uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, voltada para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Junto com o “Sebrae na sua empresa”, o Cidade Empreendedora engloba uma série de ações que serão conduzidas a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A estratégia visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.
A atuação do programa é dividida em duas linhas: uma voltada para o âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Serão feitas ações para desburocratizar processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.