Cidade Empreendedora: Em Paraiso das Águas, estudantes realizam primeira troca do Recicla Verdinho na feira

/ / Paraíso das Águas

Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que alunos troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis

Alunos do 4º e 5º ano, da Escola Municipal Lizete Rivelli Alpe, de Paraíso das Águas realizaram, na tarde desta quinta-feira (20), a primeira troca de moeda social do Projeto Recicla Verdinho, por alimentos saudáveis, na Feira Central da cidade. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “verdinhos” e com eles podem adquirir produtos da agricultura familiar na feira.

O “Recicla Verdinho” é promovido pela Prefeitura Municipal, junto com a instituição financeira cooperativa Sicredi, e o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. Para o analista-técnico do Sebrae/MS que esteve presente no dia, Lucas Borelli, a ação se destaca pela sua relevância social, tanto na geração de renda e incentivo ao pequeno produtor, quanto na questão ambiental, uma vez que promove a reciclagem entre os alunos.

“Nesse projeto, o ganho é a educação socioambiental das crianças e o aumento na qualidade da alimentação deles. Pois, por meio da troca do verdinho eles consomem itens mais saudáveis como hortaliças, legumes e hortifruti, e melhoram a qualidade de vida das famílias. Quanto aos produtores rurais, a gente leva através do projeto uma nova fonte de renda, é um novo dinheiro que entra em circulação para eles”, afirma.

O material reciclável arrecadado será doado para a Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis de Paraiso das Águas (COOPERPAR) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. Os alunos contam com cerca de seis pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto para realizar a troca de sua moeda por itens de alimentação.

A aluna Maria Lourenço, de 11 anos, participou dessa ação e arrecadou 25 verdinhos que trocou pelos produtos da feira.  “A minha visão sobre a importância do projeto é ajudar o meio ambiente de todas as formas possíveis e a reciclagem é uma delas” comentou. Adriana Cristina Lourenço mãe da estudante, ressalta que a filha está conscientizando a família e a comunidade sobre a relevância da iniciativa. “Lá em casa, ela pega no nosso pé para separar o que é reciclável do lixo orgânico, tudo fica organizado. Ela se empenhou muito, falou para família e até para os vizinhos”, expõe.

Para a produtora rural, dona da barraca Sabor da Roça, Claudete Aparecida Lopes, o Recicla Verdinho mescla três eixos importantes: movimento para o negócio dos agricultores, alimentação saudável e consciência ambiental. “O Verdinho vai trazer movimento para nós, a crianças vem e traz os pais, a família toda tem saúde na mesa. Já vendi bastante hoje e, com certeza, vai gerar uma renda extra, tudo isso por meio da reciclagem”, disse.

Mais informações sobre a realização do programa Cidade Empreendedora no município podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.