Capacitações sobre gerenciamento de caixa e formação de preços apresentam soluções para empreendedores
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, promoveu, nos dias 14 e 15 de setembro, duas oficinas para capacitar empreendedores do município. Os eventos foram realizados na Biblioteca do SESI em Ribas do Rio Pardo, seguindo os protocolos de biossegurança.
A primeira delas, a oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”, teve como objetivo capacitar novos empreendedores quanto à organização das finanças da empresa, além de dar dicas e orientações sobre controle de caixa e práticas simples que podem fazer a diferença ao final do mês.
Já no segundo dia, foi realizada a capacitação “Sei Formar Preço”, que abordou desde o conceito de gastos à formação do preço e ponto de equilíbrio operacional, mostrando também o passo a passo para chegar ao preço de venda do produto ou serviço, considerando os custos de produção e o lucro desejado.
As duas capacitações foram ministradas pela consultora do Sebrae/MS, Maria Luzia Lomba de Sousa. Segundo ela, os temas discutidos nas oficinas são relevantes para qualquer porte de empresário. “As oficinas tiveram como objetivo mostrar para o empresário que ele precisa saber controlar o dinheiro da empresa, separar o que é custo fixo do que é custo variável, formar os preços de venda de forma adequada e assim gerenciar com segurança o seu negócio”, pontuou a consultora.
Segundo a Agente de Desenvolvimento do Município, Nayara Pereira, que representou a prefeitura nos dois dias de oficina, além do conteúdo, os eventos proporcionaram interação e networking. “Os participantes saíram satisfeitos com o que aprenderam e aprimoraram o que já sabiam, foi bastante dinâmico e teve uma interação entre os grupos e a palestrante, que de forma objetiva conduziu o evento e deixou o ambiente mais favorável ao aprendizado”, reforçou.
Para quem participou das capacitações, como o empresário Igor Borges, da empresa Dona Eli Comida Caseira, a iniciativa foi proveitosa. “O conteúdo foi valioso pelas temáticas que foram abordadas, pois são conhecimentos que transformam o empreendimento. Um exemplo é a formação de preços, muita das vezes nós não temos o conhecimento exato de como formar um valor e ter lucro em cima do produto. Então foi uma ação proveitosa, era algo que Ribas precisava”, destacou Igor.
Quem também participou foi a empresária Tamires Barros, que se mostrou satisfeita com os assuntos abordados na oficina. “Foi bem produtivo, pois tudo que foi tocado na palestra são detalhes que realmente fazem sentido no dia a dia da loja. A questão de usar a internet para divulgação era um detalhe que já fazíamos e, com a palestra, tivemos a confirmação de que estávamos fazendo da forma correta”, finalizou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas através do número 0800 570 0800.