Cidade Empreendedora fomenta interação do ecossistema de inovação em Maracaju

/ / Maracaju

A ideia é criar a Fundação de Tecnologia e Inovação no município até o final de dezembro

Por: Nayara Tiago

Com o apoio do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae MS e a Prefeitura Municipal de Maracaju, várias vertentes e opções de crescimento e investimentos começaram a se desenvolver no município. Entre os projetos, surgiu a ideia da criação da Fundação de Tecnologia e Inovação de Maracaju ainda neste ano.

Para utilizar a tecnologia nas ações estratégicas, a Fundação de Inovação deve atender inclusive, a gestão municipal, abrangendo o setor do agronegócio e abrindo um leque para todos os segmentos da sociedade que queiram inovar e pensar soluções, conforme explicou o Secretário de Governo de Maracaju, Frederico Fellini.

A criação da Fundação de Inovação foi discutida, no fim do mês de junho, com a presença de agentes do poder público, sociedade civil e instituições de ensino. “Estamos pensando em criar essa fundação de inovação no município, temos alguns atores que estão nos auxiliando nessa proposição e nessa formatação, inclusive Sesi e Senai também estão nos subsidiando com a parte organizacional e legal”, pontuou.

O Secretário de Governo destaca que a ideia surgiu no início deste ano, quando uma comitiva de gestores de Maracaju visitou o Sistema de Incubação de Empresas desenvolvido pela Prefeitura, a INTERP – Incubadora de empresas da FMB (Fundação Manoel de Barros) e o Living Lab MS, projeto colaborativo do Sebrae/MS e mais 42 instituições públicas e privadas, que têm como objetivo desenvolver ideias inovadoras e startups em Mato Grosso do Sul.

Essa iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento Econômico do município, dentro da ação que visa fomentar a interação do ecossistema de inovação, a delineação das ferramentas e estratégias que propiciem o desenvolvimento contínuo desse ecossistema, segundo informou Frederico Felini, acrescentando que a ideia é que até final de dezembro a Fundação de Inovação possa estar em funcionamento.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br