O desenvolvimento socioeconômico de um município está diretamente ligado às políticas públicas. Nesse sentido, o Sebrae/MS e os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora passaram a atuar em oito eixos estratégicos, entre eles, o Mapeamento de Oportunidades, que se destaca como uma ferramenta que identifica os potenciais da região para apoiar as estratégias de atração de investimentos.
Em Mato Grosso do Sul, ao todo, são oito cidades envolvidas atualmente com o Programa: Alcinópolis, Bataguassu, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Ribas do Rio Pardo e Sidrolãndia. Nesta etapa, há um levantamento de informações levando em conta os aspectos geográficos, demográfico, social, de infraestrutura, de finanças públicas e principais aspectos econômicos.
De acordo com a sondagem de informações, que resulta no documento Município em Números, resulta-se a elaboração do Mapa de Oportunidades, que alia todas as informações e apresenta um levantamento de oportunidades e análise da dinâmica do mercado local. Com o documento em mãos é hora de definir um eixo econômico priorizado – que representa a vocação do município – que gere oportunidades e acelere o desenvolvimento do município.
A exemplo disso, Sidrolândia foi a primeira cidade do estado a aderir o Programa e discutiu os pontos fortes e fracos do município, além das oportunidades e ameaças existentes ao desenvolvimento local, definindo-se o eixo econômico a Agricultura Familiar. “Os resultados positivos desta trajetória dependem do comprometimento de todos os setores e do envolvimento da sociedade. Este é um grande exemplo do trabalho do Sebrae focado no sucesso dos pequenos negócios”, disse o prefeito de Sidrolândia Marcelo de Araujo Ascoli.
O município de Ribas do Rio Pardo também está focado na agricultura familiar. Segundo o p0refeito da cidade, Paulo Silveira, o programa desenvolve ações que fortalecem os empresários. “Ao final deste processo esperamos que nossas empresas possam estar mais competitivas e oferecendo serviços de maior qualidade à comunidade e aos visitantes”, ressaltou.
A Agricultura familiar foi destacada como eixo prioritário no município de Bodoquena e o prefeito Kazuto Horii afirma que o desenvolvimento de um planejamento estratégico para Bodoquena permitirá que a eficiência da produção da agricultura familiar seja elevada, gerando oportunidades aos produtores, permitindo que superem desafios e melhorem, cada vez mais, a cadeia produtiva. “O resultado é um município mais eficiente, com uma gestão mais eficiente, e a consequência disso é uma melhoria na qualidade de vida dos moradores e evolução da cidade”, afirmou Kazuto Horii.
Enquanto na cidade de Alcinópolis, a sociedade decidiu como setor prioritário o turismo para estimular a economia local. Segundo o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, eleger esse foco de atuação com a colaboração de todos “é base para o desenvolvimento do município”.
Em Maracaju, a Agroindústria foi o eixo prioritário a ser trabalhado por meio de ações do Cidade Empreendedora, para estimular o desenvolvimento local. “Ao ter um foco e atrair agroindústrias conseguimos impactar toda a economia, puxando também o comércio, serviços, lazer, entre outras áreas”, destaca Renata Azambuja, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Comércio e serviços foi o setor escolhido como protagonista para o desenvolvimento das ações em Chapadão do Sul. O Prefeito do município, João Carlos Krug, destacou que o programa contribui para que a gestão municipal caminhe para se destacar como Cidade Empreendedora e ofereça cada vez mais melhores condições de vida para a sociedade.
Empresas bem estruturadas e com condições de crescimento, além da geração de impostos, são capazes de mudar a realidade da população com a oferta de produtos e serviços de qualidade, oferta de empregos e ações para promover um ambiente de negócios favorável. “O passo mais significativo deste programa é dado quando as pessoas de fato se apropriam das ações e tornam-se protagonistas das mudanças necessárias para o desenvolvimento local”, ressaltou Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br
Por: Nayara Tiago