Ruysalan Silva contou com as capacitações do programa Cidade Empreendedora para adquirir conhecimento e estruturar a Realce Móveis Planejados
No ano de 2011, durante um trabalho de montagem de móveis na casa de um cliente, o empresário Ruysalan da Silva, natural de Iaçu (BA), teve o primeiro contato com a mobília planejada. No mesmo momento, nascia a paixão do empreendedor por móveis planejados e, junto a ela, a oportunidade de um futuro promissor. “Assim que vi os móveis planejados me apaixonei e quis conhecer melhor o processo de produção nas marcenarias. A partir daí começou minha história como empresário”, relembrou Ruysalan, que hoje é dono da Realce Móveis Planejados, em Chapadão do Sul, e contou com o Sebrae/MS para estruturar seu negócio.
Entre o despertar do interesse pelo empreendedorismo e o início do trabalho como empreendedor, quatro anos se passaram. Neste período, ainda em sua cidade Natal, Ruysalan fazia jornada tripla, dedicando-se ao trabalho durante o dia e ao aprendizado das técnicas para produção dos móveis durante à noite, como Freelancer. Após se mudar para Chapadão do Sul, município localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, o espaço encontrado pelo empresário para a produção dos primeiros móveis não era o mais adequado, mas foi o suficiente para que os trabalhos da Realce Móveis Planejados fossem iniciados.
“Comecei numa sala bem pequena e aos poucos fui aumentado, puxando as coberturas para as laterais e quando eu vi já estava aproveitado o terreno inteiro. A partir daí precisei contratar um ajudante e logo depois um marceneiro para ficar na produção. Assim eu poderia me dedicar a parte administrativa, já que não estava mais conseguindo me dividir entre a produção e o escritório”, comentou Ruysalan.
Sete anos depois de inaugurada, a Realce Móveis Planejados continua crescendo. Com o apoio do programa Cidade Empreendedora, executado em Chapadão do Sul pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, Ruysalan da Silva teve a oportunidade de participar de capacitações entre 2021 e 2022 que trouxeram ainda mais conhecimento ao empresário e permitiram a expansão do negócio.
“Desde sempre tive o apoio do Sebrae nos negócios, não somente na parte de gestão, mas em qualquer dúvida e necessidade que o pequeno empreendedor está tendo. Por isso eu indico a instituição para todos que querem iniciar um negócio ou crescer no mercado”, salientou Ruysalan.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Chapadão do Sul integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de abril de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Junto com Chapadão do Sul, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.