Valdirene da Silva se profissionalizou, por meio do programa Cidade Empreendedora e, atualmente, garante o sustento da família com o cultivo de orgânicos
A procura de uma vida mais tranquila e de encontrar um pedaço de terra para que ela e o marido pudessem chamar de lar, Valdirene da Silva deixou a rotina agitada em Campo Grande e mudou-se para Bandeirantes – município que fica a cerca de 70 quilômetros da capital sul-mato-grossense. Morando na zona rural da cidade, ela teve a oportunidade de expandir um velho costume que mantinha anteriormente no quintal de casa: o cultivo de alimentos.
O que começou com uma pequena horta na chácara São Judas Tadeu, hoje, se transformou em fonte de renda e ela tornou-se produtora da agricultura familiar. Com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a prefeitura de Bandeirantes, Valdirene conseguiu profissionalizar e, atualmente, garante o sustento da família por meio do cultivo de orgânicos.
A consolidação da produtora como fornecedora de alimentos veio após muito trabalho e dedicação. Como todo começo, foram várias etapas até conseguir estruturar a produção. No início, um passo fundamental foi conseguir melhorar solo: “Chegamos aqui só tinha braquiária, só capim. Não havia um pé de guavira para falar assim: ‘olha tem uma arvorezinha ali’”, relembrou. À época, para a preparação da terra e cultivo, ela contava apenas com os aprendizados que vinham da família. “Fazíamos do mesmo jeito que a nossa ‘mãezinha’, então tinham períodos que conseguíamos coisas boas e outros que não”, comentou Valdirene.
Com a necessidade de adquirir mais conhecimento para garantir a colheita de alimentos de qualidade, Valdirene buscou ajuda e passou a ser acompanhada pelo Sebrae/MS, juntamente com outros horticultores do município. Por meio do programa Cidade Empreendedora, 21 produtores da agricultura familiar de Bandeirantes receberam consultoria para que pudessem aprender novas técnicas, fazer o planejamento de produção e melhorar os alimentos.
A partir disso, Valdirene aprendeu mais, não somente a respeito de como produzir melhor, mas também a precificar os produtos e gerenciar a propriedade e os resultados apareceram. “O Sebrae apresentou para nós a feirinha, um espaço para a venda, e, além da consultoria, fizemos várias capacitações de gestão. A gente chegou a conquistar até o certificado de orgânicos, então, hoje eu posso falar que a gente produz com qualidade. Melhoramos bastante”, destacou a produtora.
Segundo Valdirene, as ações do Sebrae foram essenciais para os produtores e moradores da região. Como o município de Bandeirantes possui diversas associações e assentamentos, o trabalho também envolveu a temática do associativismo, o que resultou no fortalecimento do trabalho em conjunto. A Associação Viva Vida, por exemplo, conseguiu unir a comunidade em prol do desenvolvimento local. “Foi uma ideia maravilhosa, porque se não tivessem feito, nós não conseguiríamos chegar, onde estamos chegando”, ressaltou Valdirene.
Para a produtora, a chegada do programa Cidade Empreendedora no município foi fundamental para auxiliar os pequenos negócios, tanto no campo quanto na cidade. “É muito gratificante a gente relembrar tudinho, rever tudo que a gente já aprendeu e ver a nossa evolução, além se sentir as coisas caminhando e, nós, só conseguimos isso, com essa ajuda. O Sebrae para mim, é oportunidade”, concluiu Valdirene.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Bandeirantes integrou o ciclo 2021/2022 do programa e, neste ano, uma nova parceria com o Sebrae/MS foi firmada para a continuidade do Cidade Empreendedora no município.
O programa tem como uma das principais vertentes o apoio ao comércio local para possibilitar que os empreendedores possam melhorar as empresas e consigam crescer. Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Além de Bandeirantes, outros municípios já foram contemplados pelo programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.