Com estratégias de mercado e capacitações, Cidade Empreendedora fomenta o empreendedorismo em Paraíso das Águas

/ / Paraíso das Águas

Levar conhecimento para que os empreendedores possam melhorar a empresa e crescerem como profissionais é uma das principais vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Paraíso das Águas. Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde 2021, a iniciativa auxilia no fortalecimento do comércio local, algo que contribuiu para a formalização de novos negócios. Dados da Receita Federal revelam que, somente em 2023, houve um aumento de 17% no número de microempreendedores individuais ativos no município se comparado ao ano anterior e, quando se trata de empresas em funcionamento, o crescimento foi de 5%.

O impacto positivo no fomento ao empreendedorismo é resultado de diversas ações realizadas em Paraíso das Águas. Uma delas, por exemplo, foi a Feira Queima Estoque, promovida neste mês, em conjunto com a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Serviços do município (Aciaspa). No dia 4 de abril, no Clube do Laço, 25 empreendedores participaram de um mega saldão de ofertas para os clientes locais, oferecendo produtos com até 70% de desconto, com a proposta de esvaziarem os estoques. Com a ação, o grupo faturou, ao todo, R$ 30 mil, em um único dia.

Vinte cinco empreendedores de Paraíso das Águas participaram da Feira Queima Estoque

No caso dos feirantes, representados por 11 empreendedores, o lucro alcançado superou o valor vendido diariamente em 111%, totalizando R$ 13.103,00 em vendas. A produtora da agricultura familiar Selma Aparecida de Lima é uma das empreendedoras que fazem parte desse grupo. Ela vende pães, salames, salgados e sucos naturais e ressalta como o evento proporcionou um crescimento expressivo na lucratividade. “Meu forte são produtos caseiros e eu tive um aumento de 100% na venda desses itens durante o evento. Foi uma oportunidade ímpar de conquistar novos clientes, pois tinha gente que nem conhecia a Feira e se encantou com os nossos produtos”, comemorou Selma.

De acordo com a analista- técnica do Sebrae/MS, Juliana Barros, a ação foi uma estratégia de mercado para que os empreendedores pudessem garantir mais lucro e o grupo recebeu apoio com capacitações para se prepararem para o dia do evento. “A Feira Queima de Estoque foi um estímulo ao comércio local, pois atraiu mais clientes o que ajudou a impulsionar as vendas. Foi um evento expressivo para o município, principalmente, por ter uma Associação Comercial nova, a ação teve um impacto importante no sentido de auxiliar no fortalecimento do grupo”, destacou Juliana.

Para o presidente da Aciaspa, Thyago Faustino da Fonseca, a Feira Queima Estoque foi uma ação assertiva por beneficiar o comércio local e também a população, que teve a oportunidade de comprar mercadoria de qualidade e barata, além de usufruir de um espaço de lazer para toda a família. “Foi muito gratificante para nós da Associação Comercial participar da organização desse evento que foi tão expressivo para o município e que servirá de exemplo para outras cidades. Com certeza será uma iniciativa que iremos realizar mais vezes e ainda maior. Tudo que possa trazer de benefício para o comércio local como um todo nós iremos abraçar a causa. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.