Conheça as profissionais da região Oeste que disputam a final do 2º Desafio das Merendeiras

/ / Bela Vista, Nioaque, Porto Murtinho, Terenos

Etapa estadual da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será na terça-feira (31), em Campo Grande

Com panelas e aventais, as merendeiras possuem papel fundamental na vida escolar dos estudantes. E, para dar mais significado na importância dessa profissão e fomentar a agricultura familiar nas cidades, de julho a outubro, essas profissionais disputaram a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Ao todo, 24 municípios inscritos, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais, participaram da ação e, assim, foram selecionadas as melhores receitas que agora farão parte da grande final.

Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.

Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, quatro deles são da região Oeste de Mato Grosso do Sul: Bela Vista, Nioaque, Porto Murtinho e Terenos.

Conheça quem são as merendeiras dessa região que disputam a final:

Bela Vista – Merendeira Francisca Ajala com Sopa Paraguaia à la Buga

A merendeira ganhadora Francisca Ajala comenta que sua participação no evento foi muito gratificante. “O Workshop me ajudou muito com temperos diferentes, a fazer pratos diferentes. Fizemos uma panqueca colorida que eu fiquei encantada, muito bonita. Fizemos um bolinho de sobras de couve, essas coisas maravilhosas”, enaltece a merendeira.

Nioaque – Merendeira Irene Silva dos Santos Ferreira com “Polenta do vale”

De acordo com a merendeira ganhadora, o agradecimento também vai para a nutricionista Nair que auxilia as profissionais da cozinha do município. “Ela faz parte da nossa cozinha e confia muito em nós. Na etapa estadual, eu espero conhecer gente nova, e trazer o prêmio para o meu município de Nioaque, que eu amo. Amo a minha escola e vamos ganhar. Mas, todas nós que formos lá já somos vencedoras”, ressalta a merendeira.

Porto Murtinho – Merendeira Lucimara Vargas do Nascimento com “Galinha Bioceânica”

Com o prato “Galinhada Bioceânica”, a merendeira Lucimara Vargas do Nascimento ganhou pela segunda vez a etapa municipal, e explica que utilizou 19 ingredientes oriundos da Agricultura Familiar. “Essa ação faz com que as merendeiras sejam lembradas, assim como os agricultores da agricultura familiar. Estou muito feliz, espero representar Porto Murtinho e conseguir pelo menos o terceiro lugar”, salienta a merendeira. Ela ainda explica que, com o Workshop, conseguiu acrescentar na receita ainda mais os ingredientes da agricultura familiar.

Terenos – Merendeira Virgínia Rosa da Silva com espaguete de legumes e peixe grelhado ao molho de laranja

A vencedora da etapa municipal de Terenos, Virgínia Rosa da Silva, conta que é a segunda vez que participa do concurso. “Faz oito anos que estou trabalhando na área da merenda. A maior lição que eu aprendi é que eu tenho que ter mais confiança em mim e de que eu sou capaz. O prato elaborado foi inspirado na receita que preparei para 1º Desafio da Merendeiras, em 2022, no qual fiquei em 2º lugar. Para este ano, escolhi a mesma receita, aprimorei e incrementei mais ingredientes da agricultura familiar”, relata Virgínia.