Ação sociocultural foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de incentivar o desenvolvimento da cooperativa
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Terenos, promoveu uma ação sociocultural voltada para os pequenos produtores associados à Cooperativa Agricola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf).
Com a proposta de incentivar o desenvolvimento da cooperativa e melhorar o relacionamento entre os membros, a iniciativa apresentou ao público, na última sexta-feira (29), a peça teatral “Somos todos José”, em que o engenheiro agrônomo, ator e dramaturgo, Manoel de Matos, retrata a vida e os anseios de um homem simples que vive no campo. “O objetivo da palestra é através da técnica de psicodrama despertar a empatia dos produtores ao retratar as dificuldades enfrentadas no campo e sensibilizá-los para o cooperativismo”, esclareceu a analista-técnica do Sebrae/MS, Natalia Leite Marin.
Depois do momento lúdico, Manoel ministrou a palestra “Desafios da cooperação” em que expôs um novo olhar para os processos de desenvolvimento da cooperação, baseado na complexidade das relações humanas. Quem participou da ação, como o produtor de leite do Assentamento Alambari, em Sidrolândia, Altair Alves Ferreira, aprovou a iniciativa.
“Podemos ver a nossa realidade enquanto produtor, o teatro contou certinho a história. Aqueles que são pessimistas e não se desenvolvem, justamente, porque não olham o valor que têm. Aprendi a dar valor naquilo que eu tenho e se algum outro produtor está melhorando, vamos buscar saber o que ele fez para gente melhorar com ele e não só ficar desejando o que o vizinho tem”, comentou Altair.
Elizangela Pereira Ribeiro, também é produtora de leite no Assentamento Alambari, e elogiou a iniciativa. “A palestra foi maravilhosa. Deu uma dimensão muito grande da nossa realidade e a gente sai daqui com mais expectativa como produtor rural. A gente não pode desanimar, pois há muitas coisas boas, mais do que ruins”, reforçou a cooperada.
Segundo a presidente da Cooplaf, Maria Nelzira Cardoso Garcia, o momento foi importante para fortalecer o cooperativismo e inspirar os cooperados. “A ação trouxe a realidade do produtor de uma forma ilustrada, tanto que eles se viram como personagem. As vezes o produtor fala mal de si mesmo, mas se ele se organizar, se capacitar, se unir com outros produtores e estiver perto de pessoas que tem o espírito de cooperativismo, as coisas fluem e o desenvolvimento acontece. Acredito a palestra nos ajudou, pois os nossos cooperados saíram daqui mais fortalecidos e participativos por conta da mensagem que foi transmitida”, expôs a presidente.
A 1ª secretária da Cooplaf, Lucília de Almeida, também reforçou a importância do momento para melhorar o relacionamento entre os produtores que compõem a cooperativa. “Cooperativa é sinônimo de união. Não é somente um líder puxando, é você trabalhar para que todos andem no mesmo sentido. Então, acredito que essa ação vem de encontro para o nosso crescimento. Precisamos reconhecer que se tiver divisão, nós não vamos prosperar. Temos que ter um bom relacionamento pessoal e decidir, em comum acordo, fazer disso uma parceria. Dessa forma, mesmo tendo divergências, vamos ter sucesso”, ressaltou Lucília.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.