Dia da Oportunidade reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar em Camapuã

/ / Camapuã

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito traz capacitações, palestra-show com ilusionistas, sessão de negócios e mostra de inovação

Nesta terça-feira (8), é realizado em Camapuã, o Dia da Oportunidade. Com uma ampla programação gratuita para o público, que inclui capacitações, palestra-show com ilusionistas, mostra de inovação e sessão de negócios, o evento é promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante amanhã, o Dia da Oportunidade foi aberto por uma solenidade que contou com a presença de representantes das instituições organizadoras e lideranças locais. Na data, o vice-prefeito de Camapuã, Aloizio Targino, ressaltou a importância da iniciativa para o município.

“Esse evento é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae. Através do trabalho que o Cidade Empreendedora vem fazendo, a gente já consegue ver uma movimentação no comércio local, seja para aumentar a oferta de produtos ou se formalizar. Somos um município que tem o agronegócio no DNA e percebemos que os produtores também estão buscando melhorias. Acredito que as palestras que são realizadas hoje vêm para somar com todas essas iniciativas. Tenho certeza de que o evento irá trazer uma motivação muito grande seja para o comércio local, agricultura familiar e população em geral, então, a gente fica muito feliz com esse Dia da Oportunidade aqui em Camapuã”, comentou o vice-prefeito.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Camapuã, desde o ano passado. “Com a execução do Cidade Empreendedora, atuamos junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito. Trazemos hoje oportunidades para os pequenos negócios seja no campo ou na cidade e contamos com o engajamento de cada um, para que eles sejam protagonistas e façam a diferença. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.

Também participaram da solenidade de abertura, Terislene Lopes Nery, primeira dama e secretária municipal de Assistencia Social; Mathias França, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camapuã (ACECAM); Antonio Silvério de Souza, presidente do Sindicato Rural; e Lellis Ferreira, presidente da Câmara Municipal.

Participantes aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o primeiro dia de evento. Muitos deles participaram das capacitações oferecidas durante a manhã, como a palestra sobre Empreendedorismo Feminino. Para a empresária, Lenis Cavalcante, a abordagem do tema na data em que é celebrado o Dia da Mulher veio para estimular as donas de negócios a crescerem e acreditarem nos sonhos que possuem.

“A palestra foi esclarecedora, motivacional e acrescentou na vida de cada mulher que estava presente. Ela nos trouxe esperança e vontade de buscar, cada vez mais, espaço no mundo do empreendedorismo e um futuro melhor. Tenho certeza de que todas as mulheres que participaram receberam cada palavra que foi dita como uma porta que está sendo aberta”, comentou Lenis.

A empreendedora Fátima Miranda Cabral também participou da palestra sobre Empreendedorismo Feminino e enfatizou a importância do Dia da Oportunidade como um todo para Camapuã. “O evento trouxe novas ideias e conhecimento para a população. Acredito que isso irá estimular as pessoas a correrem atrás dos seus sonhos e se tornarem empreendedores. Nossa cidade é pequenininha, mas ela pode oferecer muitas coisas boas para nós e temos que aproveitar isso”, expôs Fátima.

Também durante a manhã, o Dia da Oportunidade promoveu para estudantes da Escola Estadual Camilo Bonfim uma palestra que teve como tema central “Jovem empreendedor digital: oportunidades de renda na internet”.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para os participantes uma extensa programação com atividades que seguem até o fim da tarde, às 19h30. Por meio da Feira de Negócios, microempreendedores e produtores da agricultura familiar expõem produtos para a comunidade. Essa é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Por fim, a principal atração do Dia da Oportunidade em Camapuã é a palestra-show com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas que fechará o evento a partir das 18h. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e, na data, irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

Clique aqui e acesse a programação completa do Dia da Oportunidade em Camapuã. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site oficial.