Dia de Campo reúne produtores da agricultura familiar de Bandeirantes e representantes da Cooplaf

/ / Bandeirantes

Por meio do programa Cidade Empreendedora, Sebrae/MS e Prefeitura Municipal promoveram o encontro e possibilitaram a troca de experiências no âmbito do associativismo

Nesta quinta-feira (19), o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bandeirantes, por meio das Secretarias de Finanças e de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Produção, promoveu um Dia de Campo que reuniu os produtores da agricultura familiar do município e representantes da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf) de Terenos.

Com a proposta de fomentar a troca de experiências no âmbito do associativismo, a ação foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde maio deste ano, e mobilizou cerca de 45 produtores, entre presidentes e lideranças de sete assentamentos localizados no município, como Roda Viva, Vida Nova, Matão e Esperança.

A Cooplaf atua desde 2014 e, atualmente, é referência em produtividade, logística e comercialização de produtos da agricultura familiar. Na data, a presidente da cooperativa em Terenos, Maria Nelzira Cardoso da Silva Garcia, compartilhou com os produtores de que maneira conseguiram vencer os problemas enfrentados e as vantagens que a organização trouxe para a comunidade.

“É de suma importância passar para os produtores como eles precisam se organizar em grupos e, com isso, caminharem juntos. A partir dessa iniciativa vem a mudança e a transformação. Nós, enquanto cooperativa, compartilhamos com eles as nossas experiências, como superamos a dificuldades e passamos pelos desafios. Sabemos que há vários fatores que desestimulam o produtor, mas essa troca de experiências vem para que eles vejam que é possível ter resultados positivos, já que a nossa cooperativa começou da mesma forma que eles”, ressaltou Maria Nelzira.

Entre as lideranças que participaram do Dia de Campo esteve a presidente da Associação Viva a Vida, Valdirene Aparecida Perez, que representa os produtores do assentamento Roda Vida. Ela enfatiza a importância da troca de experiências para a comunidade. “Tinham pessoas que já estavam desanimando e esse encontro foi bom, pois quando a gente vê a dificuldade do outro, que ele passou por ela e venceu, isso nos dá forças para continuar trabalhando. A gente percebe que não está sozinho e que unidos vamos conseguir produzir e comercializar a nossa produção”, expôs Valdirene.

 

Fortalecimento da agricultura familiar

Ao aderir ao programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Bandeirantes optou pelo eixo Cidade Agro – estratégia focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Nesse contexto, as ações trazidas pelo programa no âmbito do associativismo como o Dia de Campo, além de outras iniciativas, se destacam como ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar.

“É através da união que as coisas tendem a ficar melhores, que se organizam e surgem novas oportunidades. Além disso, por meio do associativismo, os produtores terão maior abertura de mercado, aumento de fornecimento, assistência técnica e terem condição de estar cada vez mais preparados para os desafios do mercado”, destacou o analista de Relacionamento do Sebrae/MS, Lucas Borelli.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Produção, Valdir Peres, que participou do Dia de Campo, a prefeitura estimula o associativismo por parte dos pequenos produtores, pois irá ajudar a transformar a realidade das comunidades, e também promover o desenvolvimento do município como um todo.

“A união dos produtores é muito importante para alavancar a agricultura familiar e o desenvolvimento da cidade. Com a organização, eles vão conseguir fornecer produtos fresquinhos, direto da roça, e a população de Bandeirantes vai saber de onde está vindo esses alimentos. Isso vai proporcionar a mudança na realidade dos produtores, gerar renda a partir das vendas no município, o que acarreta uma boa movimentação financeira e geração de receita”, esclareceu o secretário.

Representando a prefeitura, além do secretário Valdir, também esteve presente no Dia de Campo o secretário municipal de Finanças, Adevaldo Freitas de Souza.

Mais informações sobre o Programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.