Economia criativa é tema de oficina ministrada pelo Sebrae/MS aos professores de Costa Rica

/ / Costa Rica

Capacitação foi oferecida por meio do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora, executado no município em parceria com a Prefeitura Municipal

Nessa terça-feira (26), professores da Rede Municipal de Ensino de Costa Rica participaram da oficina “Economia criativa e empreendedorismo nas escolas”. A capacitação foi uma iniciativa do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora, executado no município pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

O conceito de economia criativa envolve a capacidade de desenvolver produtos de qualidade ou ideias de prestação de serviços de forma inovadora, mesmo diante de poucos recursos e, por meio da oficina, a consultora do Sebrae/MS Ynara Paes apresentou de que maneira isso pode se tornar uma oportunidade para os estudantes a partir do momento em que as atividades forem inseridas em sala de aula.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora em Mato Grosso do Sul, Priscila Veloso, o conhecimento apresentado aos docentes é mais uma maneira de trabalhar o tema empreendedorismo com as crianças em complemento à metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que já foi implementada no município ano passado e atende estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“A economia criativa é um dos maiores campos de desenvolvimento de renda no nosso país e trabalha o empreendedorismo envolvendo várias atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade. Quando trazemos essa oficina, principalmente, para os professores que já ministram o JEPP, ela abre um leque ainda maior de oportunidades para que as atividades sejam desenvolvidas a cada ano e aumenta a presença da temática na escola, trazendo novas possibilidades para os estudantes”, destacou a gestora.

Para os professores que participaram da capacitação como José Ailson, que dá aulas de geografia para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as técnicas apresentadas irão fazer diferença para os docentes, tanto em âmbito profissional quanto pessoal. “Essa oficina foi um momento muito proveitoso porque é algo novo, que está criando novas oportunidades no dia a dia, então, acredito que nós vamos aproveitar esse conhecimento não só na sala de aula, passando isso para os estudantes, mas também na nossa vida”, expôs José.

Já a professora Renata de Paula Cruz, que atua com as crianças da Educação Infantil, também pontuou a importância da capacitação para fazer com que a temática do empreendedorismo seja, ainda mais, presente nas escolas. “A oficina foi inovadora e acrescentou muito no meu aprendizado, percebi que é possível aplicar todo esse conhecimento em sala de aula”, comentou a docente.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.