Pioneiro em âmbito nacional, Sebrae/MS cria painel com dados socioeconômicos das cidades do Estado

/ / Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora, Terenos

Plataforma Data Cidade MS aponta detalhes da atuação do Sebrae em cada território e oferece informações estratégicas aos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora

Nesta semana, durante o evento “50+50: Criar o futuro é fazer história”, realizado em Campo Grande, o Sebrae/MS apresentou para a sociedade uma nova ferramenta que irá ajudar a traçar novas estratégias para alavancar a economia dos municípios do Estado: o painel Data Cidade MS. A instituição em Mato Grosso do Sul foi pioneira, em âmbito nacional, a desenvolver a tecnologia que integra dados públicos e internos do Sebrae em uma plataforma com design inovador e acessível a todos.

Composta por informações socioeconômicas de cada município do Estado, a plataforma digital também traz detalhes sobre a atuação do Sebrae nos territórios e dados referentes ao índice de consumo. A maior parte do sistema é aberta ao público interessado, porém há um espaço destinado, especificamente, para a gestão pública dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa oferecida pelo Sebrae/MS com a proposta de auxiliar na retomada econômica e impulsionar o desenvolvimento local.

Por meio do Data Cidade MS, as prefeituras conseguem visualizar o perfil do município que administram, analisar as informações para a criação de novas políticas públicas e monitorar o resultado do trabalho, além de apresentar o cenário para possíveis investidores e acompanhar o andamento das ações que são desenvolvidas pelo programa Cidade Empreendedora. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o painel vem como uma ferramenta importante para auxiliar o poder público a agir de forma mais assertiva.

“Para fazer política pública é preciso ter conhecimento da realidade, essa é uma questão fundamental para não correr o risco de alocar recurso onde não precisa ou não gerar o maior crescimento da economia. Por isso, o painel que o Sebrae traz com os dados dos municípios, sendo atualizado constantemente, incluindo, o índice de potencial de consumo, permite que esses prefeitos e, nós também como gestores públicos estaduais, possamos tomar decisões mais assertivas em relação às demandas. Isso se chama eficiência do gasto público e é isso que temos que perseguir”, destacou Verruck.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatiza que mais do que dar apoio às prefeituras com informações relevantes, o Data Cidade MS também vai trazer mais transparência ao trabalho realizado pela instituição. “O painel irá mostrar o que o Sebrae está entregando para essas prefeituras e as mudanças que estão sendo feitas em cada município. Estamos possibilitando que os prefeitos tenham os dados da sua cidade na palma da mão e possam agir para promover o desenvolvimento e atrair mais negócios. Sem falar que a ferramenta também vem para dar suporte ao empreendedor, quem quiser abrir uma padaria ou um salão de beleza, por exemplo, vai saber qual é a melhor região e o público-alvo que irá encontrar por lá. Essa entrega mostra o Sebrae/MS na frente, ajudando a transformar a realidade dos municípios”, expôs Mendonça.

Atualmente, 22 municípios integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além deles, outras dez cidades devem fazem parte da iniciativa ainda neste ano.

De acordo com o prefeito de Terenos, e integrante do Conselho Fiscal da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Henrique Wancura Budke, o painel Data Sebrae MS será uma importante ferramenta aliada da administração municipal. “O prefeito é um gestor. Precisa gerir um município que, muitas vezes, tem um orçamento maior do que muitas empresas na cidade. Então, é preciso ter informação para poder tomar as decisões que irão afetar diretamente a população e esse painel vem para nos ajudar nisso e possibilitar que a gente ofereça para todos um serviço de excelência e possibilite uma melhor qualidade e de vida para a nossa gente”, comentou Henrique.

Para mais informações sobre o Programa Cidade Empreendedora, além de outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800.