Em Bela Vista, oficina é promovida para definir ações do Plano de Desenvolvimento Econômico

/ / Bela Vista

Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

Representantes da Prefeitura Municipal de Bela Vista e lideranças locais reuniram-se, nesta quinta-feira (28), com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.

O documento vai nortear a execução do programa em Bela Vista com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Letícia Cândia, falou da importância da participação do Sebrae na elaboração de um plano de desenvolvimento para o município.

“O desenvolvimento econômico abrange vários pilares que devem ser estudados e trabalhados para mostrar resultado, por isso a importância de se atuar de forma conjunta entre secretarias e lideranças para somarem forças e desempenhar um trabalho de qualidade. A integração do Sebrae nessa aliança de ideias é muito importante para ajudar a desenvolver as ações que serão feitas, porque através dessa ajuda surgem novas ideias com orientações certas”, destacou.

Segundo o consultor do Sebrae, Fábio Fonseca, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: comércio local; inovação e gestão pública; recuperação do tecido social e agricultura familiar. “Uma das ideias propostas foi o fomento da produção de queijo artesanal, tendo em vista a grande tradição da pecuária leiteira do município. Outra ação é o apoio técnico e gerencial para a agricultura familiar na produção de frutas e hortaliças para fornecimento para as compras públicas, além de supermercados, bares e restaurantes”, destacou.

Para o consultor do Sebrae, a participação das lideranças públicas e empresariais, engajados ativamente na escolha das principais ideias, influencia positivamente nos resultados do programa. “Eles demonstraram que tem interesse em contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade que vem passando por uma grande transformação advinda da expansão da agricultura”, disse.

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Bela Vista. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.