Em Caarapó, ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico são definidas em oficina participativa

/ / Caarapó

Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade

Na manhã desta quinta-feira (23), representantes da Prefeitura Municipal de Caarapó e lideranças locais reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.

O documento vai nortear a execução do programa em Caarapó com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. De acordo com o secretário municipal de Governo e Administração, Elvis dos Santos Mattos, a oficina foi bastante positiva, pois permitiu que todos os setores ajudassem na confecção do planejamento.

Representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Lideranças Locais participaram da oficina, nesta quinta-feira

Representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Lideranças Locais participaram da oficina, nesta quinta-feira

“Esse encontro representou um ‘start’ para que as pessoas pudessem se engajar ainda mais. Todas as ações propostas são ações possíveis e nós acreditamos que elas irão fazer a diferença no município. Com certeza, saímos daqui hoje completamente satisfeitos e vamos buscar implementar cada iniciativa proposta nessa manhã para transformar a nossa cidade”, destacou o gestor.

Segundo o consultor do Sebrae, Augusto Aki, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: gestão pública e saúde; lazer e vocação regional; tecido social e empreendedorismo; e mão de obra e inclusão de jovens no mercado de trabalho. De acordo com Aki, foram traçadas estratégias para atender as essas principais necessidades do município, uma delas, por exemplo, vem para fazer com que a população compre mais do comércio local e, ao mesmo tempo, trazer novas oportunidade para os jovens.

“É uma ação muito inovadora, por meio dela, será criada uma incubadora municipal e, no espaço, irá ser formada uma empresa júnior de marketing digital operacionalizada por jovens do município. Com isso, a gente consegue tanto capacitar essas pessoas como possibilitar que elas prestem serviço para o varejo, o que vai melhorar o desempenho do comércio local nas redes sociais e no atendimento ao cliente pela internet e, consequentemente, fomentar o consumo por parte dos moradores, gerando emprego e renda”, esclareceu o consultor do Sebrae.

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Caarapó. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.