Em Caarapó, professores de Escolas Municipais recebem formação em empreendedorismo pela primeira vez

/ / Caarapó

Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada na Rede Municipal de Ensino de Caarapó. A iniciativa integra o eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.

Na sexta-feira (5), foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.

“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.

Segundo a professora, Jucilene Duarte, que dá aulas para os alunos do 6° ao 9° ano na Escola Indígena Ñandejara/Polos–Extensões, presente na comunidade Te’ýikue, o JEPP irá transformar a vida dos estudantes. “A metodologia veio ao encontro do que já buscamos incentivar na escola e, por consequência, entre os pais, que é o empreendedorismo. Hoje temos uma produção de diversos materiais, porém existe uma dificuldade justamente na falta de estímulo à comercialização desses produtos. Acredito que a iniciativa vai suprir essa necessidade”, expôs a professora.

Para o diretor da Escola Ñandejara, Lidio Cavanha Ramires, a metodologia veio em um bom momento. “A gente está sempre buscando despertar o interesse dos estudantes para o empreendedorismo e a metodologia vem como um novo incentivo para os estudantes nessa área. Eles vão ser preparados para buscar novas oportunidades e desenvolver uma visão empreendedora”, reforçou o diretor.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser pelo número 0800 570 0800.