Em oficina, são definidas ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Rita do Pardo

/ / Santa Rita do Pardo

Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

Na manhã desta quinta-feira (7), representantes da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo e lideranças locais reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido, pela segunda vez neste ano, pela Prefeitura Municipal a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.

O documento vai nortear a execução do programa em Santa Rita do Pardo com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. Na data, representando o prefeito, Lucio Roberto Calixto Costa, esteve presente a primeira-dama, Dixie Croskey Costa, que ressaltou a importância da ação para integrar os setores público e privado.

“A oficina foi muito importante para o nosso município, pois ações desse tipo fortalecem os vínculos entre a administração pública e representantes de vários outros setores, como o comércio local. Em conjunto, pensamos em diversas ações e a ideia é que, através delas, a gente consiga potencializar a economia de Santa Rita do Pardo e promover o desenvolvimento”, destacou a primeira-dama.

Segundo o consultor do Sebrae, Diego Winner, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: inovação e sustentabilidade; compras públicas; educação empreendedora; e mercado. “Uma das iniciativas propostas foi a Feira da Lua. A ideia consiste em reestruturar a feira da cidade e incluir uma parte cultural, envolvendo mais a população e trazendo também a participação das escolas, por meio de apresentação dos estudantes, de modo que o espaço se torne um local de lazer e oportunidades para os comerciantes locais”, esclareceu o consultor.

Segundo Diego, a oficina proporcionou a integração dentre as lideranças locais e poder público além de ter tido grande representatividade. “Houve bastante envolvimento dos gestores públicos, os secretários municipais estiveram presentes, além de representantes do setor do comércio, indústria e agricultura familiar. Essa diversidade de participantes contribuiu bastante para o processo, pois pudemos ouvir várias ideias diferentes e atender a necessidade de diferentes públicos”, concluiu.

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Santa Rita do Pardo. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.