Empreenda Hoje fomenta inclusão produtiva em Paraíso das Águas

/ / Paraíso das Águas

Em torno de 140 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na noite dessa quinta-feira (9), na Escola Municipal Professora Lizete Rivelli Alpe Polo, em Paraíso das Águas. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Paraíso de Águas, Anísio de Andrade, o Empreenda Hoje representa a consolidação de todo o trabalho que vem sendo feito para alavancar o comércio de Paraíso das Águas. “A parceria com o Sebrae tem trazido resultados muito importantes para o município. Hoje é possível perceber que os comerciantes estão muito mais dedicados para fazer o melhor pelo seu negócio. A gente percebe no atendimento. Inclusive, já até conseguimos formar pequenos empreendedores depois dessas capacitações. Famílias que já estão tendo seu próprio sustento através do empreendedorismo, principalmente, as mulheres, que estão conseguindo ajudar com a renda familiar. Estamos muito felizes com o resultado de todo esse trabalho”, salientou o prefeito.

Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Empreenda Hoje é uma ação desenvolvida de forma conjunta e tem a proposta de qualificar a população e trazer alternativas que gerem renda seja por meio do empreendedorismo ou da recolocação no mercado de trabalho. “Paraíso das Águas está no segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora e escolheu a inclusão produtiva como um dos principais eixos de trabalho, então, nosso intuito com essa ação é trazer conhecimento para que as pessoas possam identificar alternativas de sustento para sua família, além de apoiar o pequeno negócio com mão de obra qualificada, fortalecendo o comércio local e alavancando a economia do município”, ressaltou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Marilei Ferla, pontuou que essa ação reforça o trabalho importante voltado aos empresários de Paraíso das Águas, realizado por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Foi possível mostrar aos empreendedores outras alternativas para que eles possam desenvolver o seu negócio de forma mais objetiva e produtiva. Os cursos conseguiram despertar o potencial e cada um. Isso mostra o resultado de todo o trabalho desenvolvido em prol da população”, destacou.

Branding Book Municipal foi entregue pelo Sebrae/MS à Prefeitura de Paraíso das Águas

Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa cidade empreendedora: O Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Paraíso das Águas como a cidade “Fonte de Aventuras”. O conceito tem o intuito de posicionar a cidade como um destino de lazer e aventura sobre as águas, fomentando a área do turismo em todo o território. O documento foi confeccionado a partir de um trabalho desenvolvido em conjunto com a sociedade e lideranças locais para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade

Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade lideranças locais, como a secretária municipal de Assistência Social, Andréa Marques de Azevedo, e o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e de Serviços (Aciaspa), Thyago Faustino.

Empreendedorismo Feminino

Mulheres atendidas pela Metodologia das Três Fases receberam certificados

Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Paraíso das Águas, por meio dos cursos de gastronomia e beleza. As participantes também receberam do Sebrae um kit semente, que será convertido em dinheiro para que elas possam comprar produtos e utensílios para dar início ao trabalho.

Ao todo, 17 mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda, como é o caso da participante Tatiane das Dores, que já é empreendedora no segmento de alimentação. “Além das técnicas que a gente aprende durante o curso, eu evoluí bastante como ser humano. Por muitos momentos eu pensei em desistir, porque eu moro no sítio e tinham dias que o carro quebrava na estrada e eu chorava. Passava alguém e me dava uma carona e eu vinha, sem saber como que ia embora. Cada vez que acontecia alguma coisa errada, eu buscava mais força, mais motivação para continuar. Sou muito grata a todos que me ajudaram nessa jornada”, relatou.

Qualificação profissional e oportunidades

Oficina sobre o uso do celular para a produção fotográfica foi uma das capacitações ministradas durante o Empreenda Hoje

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “O que é liderança?”; “Construindo sua marca: Estratégias eficazes no Instagram”; e “Fotografia Mobile Criativa: Dominando seu smartphone como câmera”.

A comerciante, Luciana Aparecida Entreportes, que tem uma loja de roupas, participou da oficina sobre o Instagram, pois precisa aprimorar seus conhecimentos nas redes digitais como forma de alavancar as vendas. “Quero dar mais visibilidade para a minha loja. Dependo da minha filha para fazer isso. Hoje vim com objetivo de aprender e melhorar as minhas vendas com isso”, expôs.

Já a autônoma Marcia Leite participou da oficina para aprender a fazer melhores fotos usando o celular. “Acredito que a fotografia dá mais visibilidade para quem trabalha com vendas. Vim com esse objetivo de aprender a tirar boas fotos para divulgar melhor o meu trabalho através das redes sociais”, contou.

Quem foi ao evento também pode visitar a Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que expuseram produtos, como é o caso da Margarida Bernardes das Silva, que trouxe itens de perfumaria. A empreendedora também participou da Metodologia das Três Fases e destacou como esse acompanhamento foi relevante. “Foi muito importante para mim e para meu negócio participar desse curso. Aprendi muitas coisas que não tinha ideia de como fazer, como anotar tudo que eu vendo, controlar meu caixa. Aprender de fato como empreender, além de nunca desistir dos nossos objetivos”, frisou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.