Com mais conhecimento, Iône Aparecida Mendes de Freitas melhorou as vendas e o marketing da empresa, além de conquistar mais clientes
Em um cenário de retomada econômica, o empreendedorismo foi a alternativa mais certeira que Iône Aparecida Mendes de Freitas, empreendedora do ramo de alimentação, encontrou para começar uma nova vida e ampliar a renda da família. A empresária é de Santa Rita do Pardo e desde 2014 começou a fazer churros recheados para vender.
Depois de comprar seu primeiro carrinho e um kit de churros para vender o produto nas ruas, Iône percebeu uma grande oportunidade de “deslanchar” se focasse na churreria. O divisor de águas para alavancar a produção e ampliar a clientela veio em 2018, quando Iône se aventurou na produção de salgadinhos para festas.
“Com a máquina que eu tinha em casa, eu vi várias possibilidades, conseguia produzir o mini churros e os salgadinhos. Foi um novo desafio, não foi fácil, depois de muito esforço acertei e assim que peguei o jeito desenvolvi a minha própria receita”, conta Iône, hoje proprietária da Churreria Sabor da Alegria – Churros e Salgadinhos.
Além disso, a empreendedora, muito ambiciosa, buscando sempre melhorar e crescer com a empresa, investiu em um trailer e passou a vender os churros em praças públicas. Com a chegada da pandemia, em 2020, a empresária percebeu que suas vendas estavam instáveis e enfrentou diversos problemas financeiros. Foi necessária muita coragem para encarar o negócio em um período tão conturbado, mas seguiu firme com as produções.
Para Iône Aparecida, foi difícil se adaptar ao “novo normal”. Porém, hoje ela avalia que os desafios trouxeram conhecimento e, além disso, foi a oportunidade que encontrou para ampliar a renda e a empresa. “Em 2020, com a pandemia, as minhas vendas sofreram uma queda considerável, perdi quase 90% dos meus clientes. Tive que arrumar um emprego fixo e deixar o empreendimento em segundo plano, como renda extra. Tudo isso veio para que eu melhorasse e em 2021 eu consegui construir, dentro da minha casa, a minha própria fábrica de salgadinhos e churros”, disse.
Inovação
Mais oportunidades surgiram quando a empresária se inscreveu para participar da jornada Up Digital, uma solução do Sebrae que ensina noções de marketing digital para pequenos negócios. Com as dicas, ela aprendeu diferentes estratégias, que a auxiliaram na divulgação da empresa, além de “conectar” a marca ao consumidor de forma humanizada.
Segundo Iône, todo conhecimento adquirido foi essencial para se posicionar no mercado on-line. “Aprendi a importância de gerir bem o marketing e de estar presente nas redes sociais. A partir disso, comecei a fazer vídeos e apresentar meu produto, o que me trouxe um retorno assustador, em uma semana vendi o que eu vendia em um mês”, relata.
Oportunidade
A proprietária não parou por aí, logo depois se inscreveu para participar do Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que fomenta o empreendedorismo feminino. Segundo Iône, participar do programa de aceleração foi mais uma oportunidade de se conectar com outras mulheres que também buscavam aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e seus negócios.
“Foi justamente no Sebrae Delas que conheci outras empreendedoras com a mesma vontade de crescer e expandir os negócios. Recebi inúmeras orientações e fui convidada para compartilhar a minha história na 2ª edição da feira ‘Empreendedoras em Ação’, que aconteceu este mês, em Campo Grande”, comemorou Iône.
Desenvolvimento
A empresária, participou ainda do Empretec, principal programa de formação de empreendedores no mundo, onde os participantes aprendem muito mais do que técnicas de empreender. Com isso, ela pode descobrir seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolver suas capacidades e passou por uma imersão de seis dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora.
Como profissional, conseguiu alavancar a empresa e percebeu que os pedidos cresceram, o que aumentou a renda da família. Para a empreendedora, o conhecimento adquirido transformou o modo como ela enxergava o negócio. “Minha empresa está em fase de crescimento e com as orientações aumentei a minha rede de contatos e parcerias, além de conseguir diversificar o meu portifólio de produtos. E o mais importante de tudo isso, estruturei o meu negócio e hoje tenho a minha loja física”, diz a empresária.
Cidade Empreendedora
Neste ano, Santa Rita do Pardo aderiu, pela segunda vez, ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começou a ser executada no município no mês de abril.
Segundo Iône, a adesão ao programa vai contribuir positivamente para o desenvolvimento não só dos pequenos negócios, mas de todo o município. “Eu já conheço o programa, inclusive dei meu depoimento no dia do lançamento contando toda a minha experiência como empreendedora e como melhorei as minhas vendas depois das capacitações. Tudo o que aprendi nesse período eu coloco em prática e estou colhendo os resultados positivos desse trabalho”, comenta Iône.
Para a empreendedora, com a adesão do município ao programa, os empreendedores têm muito a ganhar. “Acredito que o Cidade Empreendedora, vai me trazer muito mais oportunidades, diversas palestras, capacitações, eventos, dicas, além de mostrar para todos os pequenos empreendedores, que podemos ser mais assertivos nas escolhas e que juntos podemos trabalhar para o desenvolvimento do nosso município”, concluiu.
Para obter mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS ou sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site.