Ação foi realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executada em parceria com a Prefeitura Municipal, e abordou temas relacionados à gastronomia e gestão de negócios
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu no município de Santa Rita do Pardo, nesta semana, a oficina “Gestão e Sabor: Massas e Temperos” para os feirantes e empresários do setor gastronômico do município. A ação ocorreu na quarta-feira (1º), na sede da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, e associou o tema gastronomia e gestão, abordando assuntos como aumento da lucratividade e controle do fluxo de caixa, além de uma oficina gastronômica voltada para o preparo de massas e molhos.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, Edvaldo Araújo, o evento foi uma oportunidade de reunir os empreendedores do setor gastronômico de Santa Rita do Pardo e estimular a estruturação de seus negócios. “O evento teve boa adesão por parte dos empresários, que relataram se sentir mais confiantes, enquanto empreendedores, por meio dos assuntos tratados na oficina”, relatou o analista.
A atendente da Sala do Empreendedor, Hingridhy Nunes, reforçou o compromisso da prefeitura municipal e o apoio do Sebrae para o desenvolvimento do micro e pequeno empreendedor do município. “A prefeitura e o Sebrae vêm proporcionando esse dia de capacitação na área de Gestão e Sabor, com profissionais dedicados a transmitir conhecimento de qualidade à população e estimular o desenvolvimento da cidade por meio de ações de capacitação”, comentou a atendente.
Para Gedalva dos Santos, artesã no município, a ação permitiu que a empreendedora aprimorasse conhecimentos que serão aplicados de imediato no seu dia a dia. “Eu tinha uma visão sobre negócios por atuar há certo tempo na área, porém a palestra me permitiu ampliar meu ponto de vista. O material que recebemos vai ser muito útil, principalmente por ser em forma de e-book, o que facilita o acesso”, comentou Gedalva.
Já Anne Caroline dos Santos, feirante na cidade, afirmou que a oficina trouxe nova perspectiva aos participantes, aumentando o entusiasmo dos empresários em inovar e empreender. “Eu trabalho na feira aqui em Santa Rita e estava bem desanimada porque já não estávamos sabendo administrar. Com a palestra, estou saindo mais empolgada e já tenho uma visão mais ampla sobre como administrar e recomeçar”, pontuou a empreendedora.
Cidade Empreendedora
O programa tem como uma das principais vertentes o apoio ao comércio local para possibilitar que os empreendedores possam melhorar as empresas e consigam crescer. Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Além de Santa Rita do Pardo, outros municípios já foram contemplados pelo programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.