Coqueiros e pés de urucum são plantas muito comuns nos quintais das casas presentes no Assentamento Conceição, em Nioaque. Pela abundância dos frutos, os estudantes da Escola Municipal Noé Nogueira viram nos alimentos a oportunidade de criar produtos para a venda, como geladinho e colorau, o que trouxe para comunidade uma nova alternativa de geração de renda. A iniciativa dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foi estimulada pela metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), levada para a unidade escolar pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceira com a Prefeitura Municipal.
A partir da capacitação dos professores feita pelo Sebrae, o trabalho possibilitou que o tema empreendedorismo fosse abordado em sala de aula. O desenvolvimento das atividades foi feito de agosto a novembro de 2023 e resultou na criação dos produtos para a venda. “Trabalhamos a temática “Cores e sabores’ e dentro dela tivemos a ideia de empreender com matérias-primas do próprio assentamento. Então, pensamos no colorau que dá para ser feito com o urucum, que tem praticamente em todo quintal aqui, e no geladinho, feito da água e da castanha do coco, aproveitando o período de calor”, expôs o professor Antônio Ventura Alves.
Toda a comunidade escolar foi envolvida no processo. As famílias ajudaram na confecção dos produtos, algo que impactou positivamente no aprendizado das crianças e, juntamente com o conhecimento trazido pela escola, possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades nos estudantes como bom-relacionamento, trabalho em equipe e criatividade. Maria José de Carvalho, avó do estudante João Felipe Ramos, do 5° ano, ressalta como isso fez a diferença na vida do neto.
“Eu achei muito bom porque incentiva a criança. O João gostou muito de participar do JEPP e aprendeu bastante. Toda vez que ele chegava da escola falava das coisas novas que viu e se empolgou com a produção de colorau feita com o urucum colhido em casa e vendeu bastante no assentamento. Foi uma experiência muito importante para ele e para todos nós”, contou a avó.
Segundo a consultora do Sebrae/MS, Patrícia Monteiro, a metodologia permitiu trabalhar com os estudantes várias temáticas dentro do empreendedorismo. “Falamos sobre cidadania e ética, tanto que uma parte do dinheiro arrecadado com as vendas a classe doou para que a escola pudesse fazer melhorias. Outro ponto abordado foi incentivá-los para que pudessem atuar em prol de um objetivo, fizemos uma oficina para que a turma identificasse um sonho em comum. Eles queriam ir para um parque aquático em Campo Grande e conseguiram isso com o dinheiro das vendas. A escola organizou uma excursão em novembro e foi um momento muito importante para os estudantes”, pontuou a consultora.
O resultado positivo alcançado pelas crianças com as vendas dos produtos teve um grande impacto na comunidade e despertou nas famílias o interesse pelo empreendedorismo como alternativa para a geração de renda. De acordo com o diretor da Escola Noé Nogueira, Ivan Floriano, os pais também aprenderam a confeccionar os produtos e muitos estão comercializando no assentamento. “A metodologia fez com que a criança visse que é possível ganhar o próprio dinheiro aproveitando as potencialidades da região e isso fez com que as famílias também tivessem essa percepção. Alguns não davam tanta importância para o que tinham em casa e agora aproveitam a oportunidade para complementar a renda”, destacou o diretor.
Engajamento
Além dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, também participaram da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Noé Nogueira, alunos do 6º, 7º e 8º ano – um total de 78 crianças contempladas pela iniciativa. A abordagem do empreendedorismo foi feita com cada turma de acordo com a faixa etária e para a criação dos produtos os grupos tiveram ideias diferentes e, muitas delas, também envolveram potencialidades locais.
Os estudantes do 6º ano, por exemplo, apostaram no artesanato. Para a confecção das peças, o grupo contou com o apoio de uma artesã que mora no Assentamento Conceição e utiliza argila retirada do local para produção. Eles tiveram aulas para que pudessem aprender como fazer e criaram peças que retratam a fauna pantaneira, presente na região, além de objetos de decoração.
Para celebrar a conclusão do projeto, todos os estudantes participaram de uma feirinha onde apresentaram os produtos desenvolvidos para a comunidade. “Para nós, enquanto escola, esse trabalho foi muito importante. É a segunda vez que desenvolvemos o JEPP e tivemos bastante apoio do Sebrae. Nosso ganho maior foi o envolvimento dos professores, dos alunos e toda a comunidade”, finalizou o diretor Ivan.
Empreendedorismo na escola
Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o eixo “Empreendedorismo na escola” é uma das principais vertentes do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderem a iniciativa.
Ao todo, juntamente com Nioaque, 36 municípios de Mato Grosso do Sul integram o programa e recebem soluções em educação empreendedora: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.