“Dona Barata”, nome da loja, veio de um trocadilho com o fato de ser uma mulher que comanda o empreendimento, trocando o masculino “barato” por “barata”
Para empreender é preciso determinação – qualidade que a empresária Márcia Soraia Garcia de Souza, tem de sobra. Moradora de Inocência, município localizado na Costa Leste de Mato Grosso do Sul, ela é proprietária da loja de utilidades “Dona Barata” e, como empresária, encontrou a realização profissional e a oportunidade de ampliar a renda da família. Nos últimos dois anos, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a empresária adquiriu conhecimento para impulsionar o negócio e conseguiu crescer: de microempreendedora individual (MEI) passou a ser proprietária de uma microempresa.
O resultado alcançado veio após nove anos de trabalho. A ideia do empreendimento surgiu de uma busca pessoal de Márcia em ter um contato maior com o público, o que não conseguia realizar em seu antigo emprego. Com esse desejo, ela iniciou uma pesquisa de mercado e viu que a cidade tinha uma demanda para lojas de utilidades que tivessem um preço mais em conta. Então, em 2013, Márcia se formalizou como MEI e tomou a decisão de inaugurar a “Dona Barata”.
Assim, a loja começou a dar os primeiros passos, entretanto, todo início tende a ser desafiador e a empreendedora precisou aprender a lidar, principalmente, com as questões fiscais do empreendimento. Como não estava acostumada com esse cenário, foi em busca de auxílio e começou a participar de cursos e palestras. “No início, eu achava que ia ser simples, porém percebi que não estava treinada para a ‘papelada’. Então, o Sebrae me ajudou muito. Todo o comerciante precisa desse apoio, porque todo mundo sabe o que quer e tem vontade, mas muitas vezes precisamos de ajuda para chegar lá. O Sebrae está aí para isso, ele mostra o caminho”, afirmou.
Os frutos de toda a dedicação ao negócio, a empresária colheu em 2019 quando o empreendimento passou a ser considerado uma microempresa. A conquista veio como mais um estímulo para que Márcia buscasse melhorar outros pontos da loja como a organização financeira. Foi com a chegada das ações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora em Inocência, uma parceria do Sebrae/MS com a Prefeitura Municipal, que ela teve oportunidade de adquirir mais conhecimento nessa área.
“Eu tive uma experiência muito boa com o Cidade Empreendedora, ele chegou quando eu precisava muito de ajuda na parte fiscal da loja. O programa foi o pontapé para eu ter uma visão bem maior do que eu precisava para a minha empresa”, expôs a empreendedora. Segundo Márcia, cada avanço alcançado no mundo no empreendedorismo é o que a motiva a ir mais longe. Para a empresária, o grande diferencial que a loja “Dona Barata” tem é, justamente, a busca pela evolução. “Futuramente busco abrir uma segunda loja em outro município de Mato Grosso do Sul. A empresa tem apoio, tem foco, tem visão e eu quero chegar lá”, finalizou a empresária.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Inocência integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Junto com Inocência, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.