Entre costuras e bordados, artesanato transforma rotina da melhor idade em Alcinópolis

/ / Alcinopolis

Muitas pessoas querem continuar trabalhando depois de aposentadas, se dedicar a algo estimulante, a fim de se sentirem realizadas e conectadas a outras pessoas. Nesse sentido, o artesanato se destaca como oportunidade de inclusão social e produtiva da melhor idade em Alcinópolis com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Atendimento da Melhor Idade (Conviver).

Exemplo dessa iniciativa é a dona Maria de Jesus Batista, 71 anos. Ela conta que participar do grupo no Conviver contribui para confortar mais seu coração. “Perdi o marido e a filha em menos de um ano. Com o grupo, tenho a oportunidade de gastar meu tempo com algo produtivo, sempre tem uma palestra e gosto de encontrar as amigas”, disse a aposentada.

O grupo confecciona peças como bolsas que são costuradas e bordadas pelas mulheres, além de crochê, tapetes e chinelos bordados. As produções contam com itens cheios de criatividade e a Dona Maria utilizou como inspiração o tema regional, produziu uma bolsa bordada com a imagem de um tucano, que traz a essência da natureza.

A coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade de Alcinópolis, Nilma Nogueira Amorim, enfatizou que fazem parte das atividades 39 idosos entre homens e mulheres. Para eles têm jogos e hidroterapia, para elas as atividades envolvem o artesanato, além da hidroterapia e muito bate papo. “Todos participam de alguma forma, alguns vêm para socializar e sempre temos baile na quinta-feira, fazendo o fortalecimento desse vínculo”, falou.

O trabalho de inclusão da melhor idade com o desenvolvimento do artesanato também faz parte das ações priorizadas no eixo social do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcinópolis, para acelerar o desenvolvimento econômico em um segmento potencial.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

 

Por: Nayara Tiago