Estudantes de Bataguassu terão acesso à educação empreendedora

/ / Bataguassu

Empreendedorismo é uma atitude que dever ser desenvolvida e praticada. Nesse sentido, o Sebrae/MS busca levar para a sala de aula a vivência de conteúdos de empreendedorismo, para que os jovens se preparem para o mundo do trabalho. Em Bataguassu, os professores receberam, nos dias 7 e 8 de março, o treinamento do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O material didático contém toda a metodologia e o passo a passo do projeto, que deve ser aplicado ao longo do ano. Esse trabalho faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em conjunto com a prefeitura municipal, com o objetivo de promover o desenvolvimento local com foco em eixos estratégicos da economia.

Trata-se de uma proposta de trabalho inovadora que vai tirar alunos e professores da zona de conforto. É o que afirma a coordenadora de Educação da Prefeitura Municipal de Bataguassu, Maria Aparecida da Costa Mateini. “O aprendizado fará grande diferença na vida de todos. Ao vivenciarmos as atividades na prática podemos ver que é possível realizar um trabalho eficaz, produtivo que trará bons resultados”, avaliou.

A diretora Clarice Maria da Costa Lozano, da Escola Municipal do Campo Professora Maria da Conceição, localizada no Assentamento Santa Clara no município de Bataguassu, destacou que por fazerem parte de famílias que trabalham com a terra e estarem inseridos no Programa de Agricultura Familiar, os jovens começam desde muito cedo a empreender, mas não fazem isso de forma sistemática.

“Com a aprendizagem adquirida, temos que desenvolver com eficácia a Educação Empreendedora, sensibilizando e despertando este espírito empreendedor que está adormecido, levando-os a perceber, que acima de tudo, empreender significa realizar, colocar em prática as ideias novas com criatividade, definindo metas, planejando e persistindo sempre para chegar a um resultado final”, declarou.

A professora Juliana Cardoso Alves ressaltou é preciso pensar na formação dos jovens, uma vez que ao sair da escola eles passam a ser cidadãos em busca de uma vaga no mercado de trabalho. “Para isso acontecer, é necessária a inserção da educação empreendedora nas escolas. Empreender é um aprendizado para a vida. Se a essência do empreendedorismo for trabalhada desde a infância em sala de aula, certamente os erros que são cometidos hoje em um empreendimento diminuirão”, falou.

A instrutora do curso do Sebrae/MS, Luciane Aparecida Gomes Lima, acredita que o aprendizado no ensino básico e fundamental faz muita diferença na formação do cidadão. “Os dias de treinamentos foram intensos e os professores realmente entenderam o quanto aprender sobre empreendedorismo pode fazer a diferença na vida do alunos, que eles podem empreender junto com os pais na área rural”, afirmou.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Por: Nayara Tiago