Competição é promovida pelo programa Cidade Empreendedora com a proposta de valorizar profissionais que preparam alimentos nas escolas
Nessa terça-feira (22) e quarta-feira (23), foi realizada a etapa municipal do 1º Desafio Estadual das Merendeiras em Nova Andradina. Voltada para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, a competição é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.
No primeiro dia, cerca de 40 profissionais de cozinha participaram de uma oficina preparatória ministrada pelo chef de cozinha Paulo Vasconcelos, onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas. No dia seguinte, os finalistas voltaram à cozinha montada no Centro de Convenções do município e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.
O prato que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi o “Carreteiro com farofa de frango com torresmo e julienne de legumes” preparado por Mário Marcos Rodrigues. “A gente cozinha todos os dias, estamos em um ambiente confortável, mas participar dessa competição foi algo desafiador e ao mesmo tempo muito prazeroso. Cozinha é um lugar sério, mas para mim, o preparo é como uma brincadeira. Tenho um prazer muito grande em fazer isso, então foi muito bom estar aqui presente”, comentou Mário.
Etapa estadual do Desafio
Com a vitória, Mário foi classificado para a etapa estadual da primeira edição do Desafio das Merendeiras. A competição envolve, no total, profissionais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS e, nesta segunda fase, os manipuladores de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.
Conheça as receitas finalistas e os profissionais que foram destaques em Nova Andradina
1º lugar: Mário Marcos Rodrigues – Carreteiro com farofa de frango com torresmo e julienne de legumes
2º lugar: Alessandra Rodrigues – Frango ao molho de maracujá com farofa vegetariana
3º lugar: Maria Pereira – Farofa de carne se panela com legumes e arroz
4º lugar Marli Assis – Arroz carreteiro de carne fresca
5º lugar: Lilian Melo – Charuto de repolho com legumes
Reportagem produzida com o apoio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Andradina