Etapa municipal do Desafio de Merendeiras é realizada em Rio Verde de Mato Grosso

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Competição é promovida pelo programa Cidade Empreendedora com a proposta de valorizar profissionais que preparam alimentos nas escolas

Nessa segunda-feira (25) e terça-feira (26), foi realizada a etapa municipal do 1º Desafio Estadual das Merendeiras em Rio Verde de Mato Grosso. Voltada para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, a competição é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora. O evento contou com a presença do prefeito Réus Fornari.

No primeiro dia, 27 profissionais de cozinha, participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chefe onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas. No dia seguinte, os finalistas voltaram à cozinha e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.

O prato que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi “Mousseline de Cabotiá” preparado por Ivan de Oliveira. Com a vitória, o profissional vencedor foi classificado para a etapa estadual da primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras.

A secretária municipal de Assistência Social de Rio Verde, Ana Mirian Cardeal, ressaltou a relevância da iniciativa para promover a capacitação dos manipuladores de alimentos e garantir, ainda mais, o bom funcionamento do preparo da merenda escolas, além de incentivar a alimentação saudável entre os estudantes. “Essa ação é importante não só para a nossa cidade, mas para a nossa comunidade como um todo. Rio Verde merece e as nossas crianças também, dessa forma, iremos garantir, cada vez mais, uma alimentação de qualidade para os alunos nas escolas”, enfatizou a secretária.

Em âmbito estadual, a competição envolve, no total, profissionais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local. Nesta segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.

Conheça as profissionais que foram finalistas na etapa municipal em Rio Verde de Mato Grosso

1° lugar: Ivan de Oliveira, que trabalha na Escola Municipal Aurelino Ataide de Brito, com a receita “Mousseline de Cabotiá”

2° lugar: Marlene de Oliveira Santos, que trabalha na Escola Municipal Dr. César Galvão, com a receita “Macarrão Pantaneiro, Farofa de cenoura e banana e Salada”

3° lugar: Rosa Aparecida da Cruz Silva, que trabalha na Escola Municipal José Duailibi, com a receita “Caribeu Pantaneiro”

4° lugar: Marcia de Melo Vilela, que trabalha no Centro de Educação Infantil Venância Gonçalves Ferreira, com a receita “Abobrinha gratinada, Arroz com legumes e Salada”

5° lugar: Evanilda F. Bittencourt, que trabalha no Centro de Educação Infantil Heitor e Heloisa, com a receita “Lasanha de Abobrinha e Arroz com brócolis e vagem”

Saiba mais sobre o 1º Desafio Estadual das Merendeiras

Em âmbito estadual, a competição reúne representantes dos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para a criação das receitas, não é permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, as participantes devem utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.