Como parte do programa Cidade Empreendedora, Sebrae/MS e Prefeitura Municipal viabilizaram reformulação do layout, além de promoverem capacitação para os feirantes
Em Nova Andradina, a Feira do Produtor está de cara nova. Para deixar o local mais atrativo para a população, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, possibilitou a implementação de um novo layout para o espaço. Na manhã desse domingo (14), os feirantes receberam kits com peças de comunicação visual para a identificação das barracas.
Na data, o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, pontuou a importância da melhoria e anunciou a recuperação da pavimentação asfáltica da rua da feira. “Até o final deste ano, vamos recapear as ruas da cidade, com apoio do governo do estado. Vamos deixar essa região mais atrativa, para oferecer mais conforto aos frequentadores e feirantes, que trazem do campo para a mesa da nossa população produtos frescos e de qualidade”, enfatizou o líder do executivo.
Juntamente com a venda de alimentos frescos vindo diretamente do campo, a Feira do Produtor também pode ser considerada um ambiente de lazer para a população e oferece ao público outros produtos, além da praça de alimentação. No total, cerca de 30 feirantes atuam no local. Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, a implementação da nova identidade visual vem corroborar com o trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora no município.
“Nós já oferecemos consultoria na área de Compras Públicas para que o pequeno produtor conseguisse melhorar a qualidade dos produtos e planejar a produção, agora trazemos a revitalização do espaço, juntamente com mais um trabalho de qualificação para que os feirantes possam otimizar as vendas e se aproximar do cliente. A proposta é dar maior visibilidade aos negócios, valorizar o produtor local e incentivar a criação de cooperativas no setor”, ressaltou a gerente.
De acordo analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, antes da reinauguração do espaço foi realizada a oficina ‘Dez passos para uma feira de sucesso’, quando os feirantes puderam saber mais a respeito de como dar mais visibilidade ao negócio e entendessem a importância do trabalho em conjunto. “Mais do que levar conhecimento, a partir desse encontro, elaboramos um plano de ação para que novas capacitações sejam feitas e ajudem os feirantes a melhorarem outros pontos como atendimento ao cliente e elaboração de preço”, esclareceu Marcus.
Para os feirantes, como Herculano e a esposa Ivone, a iniciativa valoriza o espaço e deixa o ambiente mais acolhedor. Há mais de 25 anos, o casal vende ovos, hortaliças, pimentas e doces na feira e reforça importância da melhoria no espaço. “Todo investimento é importante, beneficia os comerciantes e os nossos clientes, que chegam para comprar e podem ver a organização, a apresentação. Tudo padronizado, tudo bonito”, revelou Dona Ivone.
Durante o evento também estiveram presentes a primeira-dama de Nova Andradina, Joana Darc; as secretárias Juliana Lopes, responsável pela pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, e Giuliana Masculi, gestora da pasta de Educação; o procurador do munícipio Daniel Bastos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Fedossi, além dos parlamentares Arion Aislan e Cida do Zé Bugre.
Mais informações sobre a realização do programa Cidade Empreendedora no município podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Reportagem produzida com apoio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.