Grupo de agricultores de Bodoquena participa de Feira em Juti

/ / Bodoquena

Iniciativa cumpre mais uma das ações previstas no Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela gestão pública e Sebrae/MS

Um grupo de produtores de Bodoquena participou da 15ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas de Juti. Essa iniciativa cumpre mais um eixo do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e ao Sebrae/MS, que busca fomentar o desenvolvimento da economia local por meio da agricultura familiar na cidade. A feira aconteceu de 12 a 14 de julho, e contou com mais de mil participantes.

Para o chefe do departamento de agricultura, Joedir Silva da Cunha, a feira foi um evento importante para fortalecer o seguimento da agricultura familiar de Bodoquena, principalmente, no que tange a organização social e produção agroecológica. Além disso, o evento oportunizou a troca de sementes nativas e crioulas, mudas e de experiências com as oficinas temáticas realizadas.

“O objetivo é gerar conhecimento para que os agricultores possam produzir com mais qualidade e de forma mais sustentável, trocando experiências, saberes e sementes”, comentou, ressaltando que a ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Agricultura, em parceria com a Fundação Neotropica do Brasil. O grupo de Mulheres do Projeto Canaã também participou do evento com a exposição e comercialização dos produtos feitos no assentamento.

O evento busca promover a preservação e a manutenção das sementes de espécies agrícolas crioulas, juntamente aos agricultores familiares e comunidades indígenas do estado, do mesmo modo que incentiva a troca de experiência e discussões que visam a utilização e a disseminação de práticas de uso sustentável dos recursos naturais.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.