Innovation Day estimula a cultura de inovação em Dourados

/ / Dourados

Aproximadamente 140 empresários, donos de startups, estudantes e entusiastas da inovação participaram da primeira edição do evento Innovation Day, no sábado (4), em Dourados. A programação contou com palestras, exposições de tecnologias, apresentação de negócios inovadores e oficinas “maker” para ampliar as perspectivas dos participantes sobre inovação e o impacto de novas tecnologias e processos para o crescimento dos negócios.

A iniciativa foi uma realização do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal, e que conta com a parceria do Sistema Fiems, por meio do Sesi e do Senai, e do Ecossistema Local de Inovação de Dourados. Envolvendo todos esses atores, o Innovation Day pôde mostrar o movimento que está ocorrendo no município para favorecer o desenvolvimento de novas ideias e empreendimentos.

“A gestão municipal está muito feliz por acontecimentos como o Innovation Day, dentro das ações do programa Cidade Empreendedora, porque fazem com que Dourados e a região da Grande Dourados se consolidem cada vez mais como um polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Temos que mencionar também a importância do Ecossistema Local de Inovação, que fortalece as instituições e é construído por várias mãos. Uma das conquistas mais recentes foi a constituição da Lei da Inovação, que nos dá segurança jurídica para que a Prefeitura possa aplicar recursos e benefícios aos empreendedores que querem trazer tecnologia e inovar no município. Temos grandes avanços em curso para favorecer esse ambiente de inovação em Dourados, impactando na região e consequentemente no estado”, contextualizou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Dourados, Cleriston Recalcatti.

Espaço do Living Lab apresentou para o público ferramentas como impressora 3D e possibilitou a experiência do metaverso com óculos de realidade virtual.

Inovar não é possível apenas para conglomerados internacionais que dispõem de grande capital para prospectar tendências do futuro. Atentos ao presente, os pequenos negócios são capazes de implantar inovações ao buscar conhecimentos atualizados sobre gestão e maneiras mais eficientes de produzir, que trarão impactos positivos para o seu empreendimento, ou inovar através da introdução de novidades tecnológicas, inclusive gratuitas, para aperfeiçoar processos que trarão resultados melhores na sua produção ou serviço ou que resultarão em novos produtos.

“Pode-se inovar na venda de um produto ou serviço pensando em como promover uma experiência melhor para o cliente, isso pode ocorrer, por exemplo, conectando a empresa na internet, posicionando o que ela oferece por meio das redes sociais por meio de conteúdos que mostre para o cliente qual é a tendência de consumo do momento. As novidades também podem ser em alguns aspectos físicos, alterando a iluminação ou a vitrine da loja, por exemplo, ou seja, há formas de inovar que não necessariamente dependem de tecnologias de difícil acesso e isso pode trazer grande impacto para alavancar o negócio. Nossa proposta aqui hoje é mostrar isso para os empreendedores e mostrar que, muitas vezes, pequenas mudanças podem trazer grandes resultados”, explicou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis.

Esse trabalho de estímulo à inovação em Dourados conta com um espaço importante de apoio aos empreendedores locais que é o Centro de Inovação Tereré Hub, espaço cedido pela Prefeitura Municipal em 2022 e que fica disponível para atendimento à comunidade e atuação do Ecossistema Local de Inovação na biblioteca municipal na Praça do Transbordo (Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 2445), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Nos momentos iniciais do Innovation Day, os representantes do Ecossistema Local de Inovação presentes na ocasião foram apresentados ao público e convidaram os representantes das empresas para ingressarem no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), instituído pela Lei de Inovação que foi aprovada em 20 de dezembro de 2023, data em que se comemora o aniversário de Dourados. Na oportunidade, o grupo também convidou os representantes de empresas da plateia para serem membros do Ecossistema Local de Inovação, que atualmente é formado por 17 instituições públicas e privadas e recentemente fez a revalidação do Pacto pela Inovação, em 16 de abril, durante a Tecnofam 2024 – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar.

Painéis e palestras debateram temas relacionados à área durante o Innovation Day.

Oportunidades para inovar nos pequenos negócios

Para promover o compartilhamento dos conhecimentos sobre inovação e ampliar as perspectivas dos participantes sobre o tema, o Innovation Day ofereceu quatro atividades no espaço do auditório. Uma delas foi o painel com apresentação e bate-papo formado pelas startups Assets Factory, LookIm, Arrenda Fácil, Startup Sesi Fiems, Arandu Biotecnologia, Busca Professor e Sistêmica Kovê. Outra iniciativa foi um talk-show sobre como inovar nos processos de recrutamento e seleção de pessoas, quando um representante do programa de Capital Humano do Sesi trouxe profissionais que são referências no estado e atuantes em grandes empresas, como a Atvos, Raízen e Instituto BRF.

O evento contou ainda com uma palestra sobre as oportunidades de desenvolvimento de projetos em Bioeconomia promovida pelo Senai e uma palestra sobre “Inovação e Mudanças” realizada pelo Sebrae/MS com a gerente do Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem, Leandra de Oliveira Costa, trazendo um novo olhar para os empreendedores sobre a área.

“A inovação está no dia a dia e as empresas hoje precisam acompanhar isso em diversas esferas: desde o relacionamento com o cliente, necessidade de mudança de produto, até a estratégia adotada para aumentar a performance. Tudo isso exige que o empreendedor olhe o processo como um todo, o fornecedor que o atende, as contas que possui e o diálogo com o público-alvo. A mudança tem que acontecer, mas ela deve ser gradativa, porque tem que respeitar o ritmo do empresário e a capacidade dele de entregar valor para o cliente. Mas, o que é mais importante nisso tudo é não ficar parado. O mundo está acelerado e acompanhar esse movimento é fundamental para quem empreende”, expôs Leandra.

Ciarama Máquinas foi uma das empresas convidadas que expôs os trabalhos que desenvolve na área de inovação.Incentivo à cultura da inovação

Durante a Exposição de Tecnologia e Inovação, ao longo de todo o evento, o público pode conferir o trabalho desenvolvido e as ferramentas disponíveis para dar suporte na consolidação de ideias inovadoras oferecidas pelo Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS –, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Senai. No mesmo espaço também ficaram os estandes da Ciarama Máquinas e das sete startups convidadas para o painel.

Uma turma de estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC) da Escola Estadual Professor Alício Araújo, de Dourados, passou a manhã no Innovation Day e contou com o acompanhamento do instrutor do Senai e supervisor de educação profissional da Secretaria de Estado de Educação, Kennedy Silva. “Na escola em geral é abordada mais a questão da teoria e aqui no evento a turma teve a oportunidade de ter o contato concreto com as tecnologias, vendo os conhecimentos colocados em prática e vendo que é possível fazer. Na escola, as bolsistas trabalham com o Hortauto, que é um projeto para automatização da horta da escola, e aqui elas viram outras formas de automatização com recursos bem mais avançados. Com certeza foi um dia muito produtivo”, disse o instrutor.

Na visita ao estande do Living Lab do Sebrae/MS, a turma de bolsistas conheceu o que pode ser feito por meio da criação de protótipos para criação de novos produtos e soluções inovadoras pela impressora 3D e ainda, por meio dos óculos de realidade virtual, tiveram a experiência de atuar no laboratório maker. Para Fernanda Oliveira Andrade, estudante do 3º ano, o evento trouxe novas referências. “Achei tudo muito legal, uma experiência nova e muito boa. Com o que vimos aqui, penso que poderíamos melhorar em vários aspectos, como em equipamentos novos para os alunos da escola também terem novas experiências. Também gostei do Living Lab por ver de perto pela primeira vez uma impressora assim e pela realidade virtual que foi uma experiência incrível”, avalia a estudante.

A impressão 3D e o metaverso são caminhos que também estão sendo trilhados pela Ciarama Máquinas, empresa de maquinário agrícola que atua em mais de 40 cidades de Mato Grosso do Sul. O coordenador de inovação e head de tecnologia que estava representando a empresa no Innovation Day, Rafael Martins, conta que a impressora 3D está permitindo a produção de peças para reposição que não são mais produzidas pela indústria e ainda está facilitando a logística. Já quanto ao metaverso, ele pondera que ainda não é um espaço utilizado pelos atuais proprietários rurais, mas que poderá ser em breve, quando a geração de jovens, acostumada a interagir no digital, estiver à frente dos negócios.

“É importante para a empresa participar de eventos como o Innovation Day porque estamos diante do desafio da agricultura cada vez mais digital e para respondê-lo precisamos de profissionais capacitados. Eventos assim incentivam os jovens a se aprofundarem no desenvolvimento das tecnologias e estão alinhados a projetos que a Ciarama desenvolve em laboratórios dentro de instituições de ensino de Ponta Porã e Nova Andradina. Estamos aqui hoje para mostrar para a sociedade que temos esse desafio dentro da nossa realidade de mercado e motivar as pessoas a pesquisarem sobre isso e buscarem soluções para os desafios atuais”, explicou Rafael Martins.

Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800. Outros detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora em Dourados podem ser obtidas por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.