Innovation Day incentiva a cultura de inovação em Maracaju

/ / Maracaju

Para apresentar as oportunidades de negócio na área da inovação, além das ferramentas disponíveis em Maracaju para o desenvolvimento de novas ideias, o “Innovation Day” foi realizado com ampla programação, na tarde dessa segunda-feira (10), no Tatersal de eventos do Sindicato Rural de Maracaju. A iniciativa é do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal, e conta com a parceria do Sistema Fiems, por intermédio do Senai, e do Ecossistema Local de Inovação de Maracaju.

O público pôde conferir das 13h às 18h, as exposições de tecnologias e processos de inovação para o agronegócio com demonstrações e experimentações, do Senai e do Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS, que apresentaram os trabalhos que têm desenvolvido e a estrutura que possuem para dar suporte à confecção de novos produtos e serviços. Também foi realizada uma palestra sobre criatividade para conquistar clientes, ministrada por Raphael Jara, e oferecimento de serviços de saúde como aferição de pressão e glicemia. Além disso, estiveram presentes empresas e startups que atuam na área para exibição das atividades inovadoras que executam.

Participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre inovação e fazer networking.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, responsável pelo eixo de Inovação no programa Cidade Empreendedora, Luciene dos Santos Errobidart Mattos, o evento teve o propósito de sensibilizar a comunidade sobre o tema. “O Innovation Day foi pensado como uma forma de levar a inovação ao município, conscientizando as pessoas sobre as contribuições que o trabalho nessa área pode trazer tanto para as empresas locais quanto para o desenvolvimento da cidade. Então, trouxemos exemplos de boas práticas e de iniciativas inovadoras dos empresários e atraímos a comunidade para prestigiar e entender um pouco mais sobre inovação”, pontuou.

Segundo o coordenador do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rodrigo Olegário Ferreira, a programação contribuiu para auxiliar a administração municipal a estruturar uma área direcionada para a atuação no segmento. “Foi muito importante para nós, enquanto gestores públicos, porque estamos estruturando o setor de inovação na secretaria e pudemos ver a importância que a inovação tem para o município. Estamos buscando cada dia mais inovar em Maracaju e contamos com o apoio das instituições presentes no Innovation Day, empresários e membros da academia, para fazermos parcerias que busquem tornar a cidade mais inovadora, não só no agro, como em vários setores, conforme as ideias forem chegando até nós pelo empresariado e pela comunidade”, destacou.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Gustavo Nozu, vários benefícios são conquistados com a realização de eventos deste tipo. “O Innovation Day pode contribuir com Maracaju de diversas maneiras: pode atrair talentos e empresas inovadoras, estimular a economia local, criar oportunidades de networking e colaboração, e promover a reputação da cidade como um centro de inovação e progresso. Além disso, esses eventos muitas vezes resultam em soluções criativas para desafios locais, melhorando a qualidade de vida dos residentes”, elencou o analista.

Para os representantes das instituições que compõem o Ecossistema Local de Inovação de Maracaju, como o gerente do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no município, Alex Sandro Richter Won Muhlen, a iniciativa foi importante para aproximar o público dessa temática e possibilitou a integração dos atores que fazem parte do ecossistema. “O Innovation Day foi fundamental para as atividades tanto do Ecossistema Local de Inovação, como dos parceiros e startups que participaram, pois possibilitou ao networking e a troca de ideias. Também tivemos a palestra sobre criatividade que foi bastante relevante no sentido de fortalecer a inovação, algo que a gente busca enquanto universidade, junto com o Sebrae, e todos os parceiros”, reconheceu.

Palestra sobre criatividade para conquistar clientes foi uma das atrações do evento.

Além de empresários do setor, o evento também reuniu estudantes da UEMS como os acadêmicos de Agronomia, Eduardo Lourenço e Rayane Benites. Para Eduardo, o Innovation Day foi uma oportunidade de enriquecer a formação acadêmica em direção ao mercado de trabalho. “Vim com a expectativa de aprender sobre o que é a inovação e o como posso aplicá-la. Acho que um evento assim agrega muito na sua vida e no seu currículo para ser um grande profissional”, comentou Eduardo. Já Rayane ressaltou a importância do evento para aquirir mais conhecimento sobre a área. “Espero aprender muito sobre inovações no agro, ações como essa são essenciais para quem busca novidades e aperfeiçoamento”, explicou.

Cidade Empreendedora

Com estratégias para alavancar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é realizado em Maracaju, pela segunda vez, desde 2021. Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e escolheu dois eixos principais que foram trabalhados: o “Cidade em Transformação” com o foco na promoção de conexões corporativas, conectando grandes empresas presentes na região com pequenos negócios locais, e o “Cidade Humana, Inovadora e Sustentável” com a realização de ações voltadas à inovação e sustentabilidade. O programa se encerra no município neste ano.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Maracaju podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.