Promovida pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e LabCHIS, iniciativa reuniu atores locais para que a reformulação do espaço fosse pensada para atender a população
Nesta semana, representantes da sociedade civil, das universidades e dos setores público e privado presentes em Chapadão do Sul participam do Workshop em Cidades mais Humanas Inteligentes e Sustentáveis (WCHIS) com a proposta de construir em conjunto um projeto que possa viabilizar a reformulação de uma área verde que fica próxima à rodoviária do município e, atualmente, não possui uma utilização específica.
Com encontros on-line, a oficina teve início na segunda-feira (4) e será finalizada hoje (8). A iniciativa foi promovida por meio do eixo “Inovação” do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e trouxe de forma inédita para o município uma metodologia desenvolvida pelo LabCHIS – Laboratório internacional de pesquisa e consultoria sobre Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, ligado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
De acordo com a analista-técnica de Inovação do Sebrae/MS, Luciene Mattos, o workshop foi levado para Chapadão do Sul como um projeto piloto, pois o município já possui um viés acentuado para a área de inovação. A principal proposta é viabilizar a integração dos envolvidos para uma construção conjunta que possa resultar em um espaço que atenda às necessidades da comunidade.
“A metodologia aplicada traz para o município um conceito que enxerga as cidades como um espaço voltado para atender as necessidades dos seres humanos, além de iniciativas inovadoras e tecnológicas capazes de promover também a sustentabilidade. Então, queremos possibilitar que os atores se conscientizem da importância desse olhar para a promoção do desenvolvimento e aprendam a estruturar um projeto de forma conjunta para que possam deixar algo vivo para a comunidade”, destacou Luciene.
Funcionamento do workshop e escolha do local
Para o desenvolvimento do workshop foi feito um trabalho prévio que envolveu a mobilização dos atores locais, além da escolha do local que iria ser alvo do projeto de reformulação. Segundo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Teixeira Júnior, foi feito um mapeamento dos espaços que poderiam ser reformulados e a área verde próxima a rodoviária foi o ponto considerado por possibilitar a criação de um projeto factível de ser executado.
“Identificamos locais do município que a gente poderia readaptar, sem grandes investimentos, para que eles pudessem ser mais bem utilizados no sentido de integrar a população e promover o encontro da comunidade. Dentro das opções, escolhemos esse. A gente sabe que aqui em Chapadão do Sul, um dos principais pedidos da população é a criação de espaços de lazer, então, essa iniciativa irá nos ajudar a atender isso. Nesse primeiro momento estamos pensando no projeto e depois iremos pensar em parcerias para executá-lo”, destacou o secretário.
Junto com as dinâmicas on-line, os participantes do workshop foram incentivados a visitar o espaço e entrevistar outros atores da comunidade para que pudessem identificar as possibilidades do que poderia ser construído ali. De acordo com a responsável pela governança colaborativa do projeto WCHIS, Tatiana Schreiner, doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC, a metodologia aplicada envolve atividades práticas e teóricas que também tem como objetivo criar uma conexão entre os participantes de modo que, após a construção do projeto, eles se sintam envolvidos a ponto de pensarem em novas iniciativas em conjunto que promovam melhorias em outras áreas do município.
“CHIS é um conceito que envolve mais do que o aspecto da tecnologia e da sustentabilidade. Traz também o conhecimento local, os sonhos e as necessidades das pessoas para o contexto de desenvolvimento dos municípios. Por meio de estudos, percebemos uma forma de trazer teoria e prática junto à população para a construção conjunta de um bem comum. Nesta edição do workshop, reunimos atores do poder público, das empresas, da sociedade e da universidade para trabalhar uma área verde da cidade. E o mais importante é que a metodologia traz a possibilidade de desenvolvermos uma rede, ou seja, conectarmos essas pessoas para que elas criem uma dinâmica de construção de projetos de forma colaborativa, o que a meu ver, é um dos maiores ganhos”, destacou Tatiana.
Além de Chapadão do Sul, neste ano, outros dois municípios que integram o programa Cidade Empreendedora irão receber o Workshop em Cidades mais Humanas Inteligentes e Sustentáveis (WCHIS): Dourados e Corumbá.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.