Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico reúne lideranças e sociedade civil em Maracaju

/ / Maracaju

Mais um importante passo para o desenvolvimento econômico de Maracaju, por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a gestão pública para alavancar a economia local com ações estratégicas, se tornou realidade no município. A sociedade maracajuense participou do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o setor da agroindústria, eixo estratégico do programa, na noite desta quinta-feira (11/04), no auditório da Câmara Municipal de Maracaju.

Durante o evento, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, destacou que a proposta do Cidade Empreendedora é de um trabalho conjunto entre setor público, privado e a sociedade civil, onde o protagonismo do município, liderado pela prefeitura municipal tem feito e faz a diferença quando se fala em empreender. “O empreendedorismo está em cada um de nós, não só nas empresas, e hoje o setor público tem atuado em parceria com o Sebrae pensando no presente, mas construindo um futuro onde cada um se sinta protagonista do desenvolvimento”, afirmou.

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja lembra que Maracaju foi a primeira cidade da Região Sul a aderir ao programa, o que demonstra a busca do setor público pelo novo jeito de pensar e fazer, criando um ambiente positivo para o desenvolvimento do município planejando o futuro. “O caminho que a nossa gestão pensa para trazer mais benefícios, crescimento, qualificação e melhoria de vida para as pessoas está muito ligado a essa parceria com o Sebrae no sentido de empreender. Isso é que traz a transformação e incrementa ainda mais benefícios para nossa população”, ponderou.

O secretário de Governo Frederico Felini também participou do lançamento e ressaltou a importância de poder público e sociedade civil caminharem juntos na busca de soluções, discutindo demandas e contribuindo com o município para o desenvolvimento da cidade. “Por nossa história de mais de 90 anos, pelo povo trabalhador e terra fértil, temos a possibilidade de crescer ainda mais, potencializando a nossa produção. Esse é o papel do poder público junto com o Sebrae nesse programa”, falou.

O evento contou ainda com a palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”, ministrada por Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PE), consultor do Sebrae e especialista em gestão pública. Arnaldo Júnior ressaltou que a cooperação, a gestão compartilhada, a articulação entre a representação do poder público, iniciativa privada e a sociedade civil faz, sem dúvida, a diferença quando pensamos em transformação e desenvolvimento de forma sustentável.

É fundamental pensar em inovação e empreendedorismo, a implementação de um conjunto de iniciativas que possa tornar o poder público menos burocrático para um ambiente positivo, onde a iniciativa privada e as organizações diversas da sociedade possam ter oportunidade de empreender, agir e transformar. “O chamado que o Cidade Empreendedora faz é exatamente nesse sentido, dos municípios terem a compreensão do papel que podem exercer no sentido de criar um ambiente positivo a esse desenvolvimento”, pontuou.

Cidade Empreendedora

O PDE é um documento que consolida as tendências apontadas durante todo o processo com o objetivo de fortalecer os potenciais da região, definindo ações para os setores nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, como: atrair investimentos, melhorar a política tributária para pequenos negócios, facilitar acesso ao crédito e serviços financeiros, programas e parcerias de formação profissional para acesso ao emprego e para empreendedorismo, melhorar eficiência energética, incentivar o turismo em localidades com práticas sustentáveis, entre outros.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

 

Por: Nayara Tiago