Inscrito para participar da edição 2019 do Prefeito Empreendedor do Sebrae/MS, que destaca as iniciativas públicas que beneficiam os pequenos negócios e o desenvolvimento local, a participação do município de Maracaju está focada na produção agrícola familiar junto ao Quilombo São Miguel.
Nas duas primeiras fases eliminatórias, o projeto de Maracaju foi aprovado. Nesta semana, a terceira etapa classificatória está realizando as avaliações com visitas nos municípios inscritos, e na manhã desta segunda-feira (11), os avaliadores do Prêmio analisaram o projeto e seu funcionamento, além de visitar o quilombo e os pequenos produtores para verificar se houve melhorias com a implantação do projeto junto à comunidade.
O projeto foi criado em 2013 para beneficiar os pequenos produtores da agricultura familiar para inseri-los no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma vez que a alimentação da merenda escolar anteriormente chegava de fora do município. A lei preconiza que 30% dos produtos tem que ser de pequenos produtores e hoje Maracaju compra 70% de produtos da merenda escolar de pequenos produtores, com mais de 30 itens.
Além disso, os pequenos produtores cadastrados no programa este ano estão atendendo a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, e o excedente é comercializado nos mercados. Isso gerou o aumento do ganho mensal para essas famílias. Segundo o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, o programa nasceu com objetivo de manter o pequeno produtor e sua família no campo.
”Nós sabemos que é ali que eles querem ficar, produzindo e vivendo em família, mas as dificuldades do dia a dia fazia com que muitos deixassem suas terras em busca de emprego na cidade, sem qualificação acabavam ficando a margem do processo, e com o programa trouxemos mais dignidade, dando a eles a chance de viver onde gostam e fazer o que sabem, trabalhar na terra, e com isso conseguimos mudar para melhor a vida da comunidade”, disse o prefeito.
Integram a equipe de avaliadores do Prêmio: técnicos do Sebrae/MS, Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Banco do Brasil, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/UFMS) e Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado (Cevisa).
Cidade Empreendedora
Durante o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS junto a gestão municipal, dentro do eixo Liderança Empreendedora, o Prefeito recebe consultoria para auxílio da redação das boas práticas do município e inserção no sistema para inscrição na premiação do Prefeito Empreendedor.
Nesse contexto, as ações buscam o avanço da capacidade transformadora das lideranças, qualificando e integrando as lideranças municipais vinculadas à promoção do desenvolvimento, visando o planejamento de coordenação das ações municipais, inclusive incrementando a promoção de novas oportunidades para empresários e empreendedores.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Nayara Tiago