Realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, curso oferecido por meio de unidade móvel encerrou nessa terça-feira (6), formando 16 alunas para atuar na área
Na área da construção civil, tradicionalmente dominada por homens, há uma mudança significativa nos últimos anos com a crescente atuação de mulheres no setor. Para incentivar o público feminino a se capacitar e apostar no segmento como forma de ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Coxim, levou para o município uma unidade móvel de capacitação com cursos gratuitos de construção civil voltados exclusivamente para mulheres.
Pioneira em Mato Grosso do Sul, a iniciativa foi executada em parceria com o Sistema Fiems, por intermédio do Senai, e, ao todo, 16 mulheres participaram da capacitação que teve início no dia 30 de maio e se encerrou nessa terça-feira (6). A abertura da turma não apenas destaca o protagonismo desse público, mas também traz diversos benefícios para a área da construção civil.
Para Lucimeire Elias da Silva Ramos, uma das participantes da capacitação, e fundadora da Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores de Coxim (AAVC), a presença feminina no setor contribui para a formação de uma sociedade mais igualitária, onde todas as habilidades e talentos são valorizados, independentemente do gênero.
Lucinha, como é conhecida, ressaltou a diversidade de interesses do grupo de mulheres no curso de construção civil, destacando as diferentes habilidades das participantes em áreas como construção, pintura e eletricidade. Ela ainda enfatizou como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversos contextos, desde reparos em casa até a prestação de serviços para outras pessoas.
“Todas têm o desejo de trabalhar e conquistar sua independência financeira. São pessoas que se interessam em fazer cursos para aprender mais e ajudar o próximo. É assim que eu vejo essa dinâmica entre elas e isso começa pela nossa associação, todo reparo necessário é feito por nós mesmas. Tudo é feito por mulheres”, declarou.
Durante a capacitação ministrada na carreta de Construção Civil, as mulheres aprenderam desde técnicas como pintura e aplicação de pisos e revestimentos, até noções básicas de “marido de aluguel” e instalações de equipamentos de segurança como cerca elétrica e câmeras de videomonitoramento.
Segundo o prefeito de Coxim, Edilson Magro, o curso é uma forma de trazer para esse público mais uma oportunidade de geração de renda, além de valorizar e empoderar as mulheres do município. “Estamos muito felizes em poder oferecer o curso, fruto de uma parceria com o Sebrae, a Prefeitura e a AAVC, que é a primeira só de mulheres do Estado. É um projeto que vai além da capacitação técnica, mas também promove a autoestima e a cidadania dessas mulheres”, pontuou o líder do executivo.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, ao levar a carreta com de capacitação para o município, o intuito foi apresentar novas possibilidades de carreira para as mulheres e fomentar a inclusão produtiva. “Quisemos mostrar que há espaço para o público feminino na construção civil e que a qualificação é o caminho para que as mulheres consigam garantir a própria renda, seja por meio do ingresso no mercado de trabalho ou abrindo o próprio negócio. O Sebrae se faz presente no município para promover a inclusão produtiva desse público e ampliar ainda mais as oportunidades de desenvolvimento profissional para as mulheres”, salientou.
Determinação e habilidades cada vez mais aprimoradas
No encerramento do curso, realizado nessa terça-feira (6), as alunas compartilharam experiências, discutiram os desafios enfrentados e expressaram o desejo de conquistar independência financeira. Cleunice Teles dos Santos, uma das participantes, destacou a importância da qualificação e das habilidades adquiridas ao longo do curso. “Superei meus medos e desafios. Foi um pouquinho assustador no começo, pois como mulheres, muitas vezes temos receio de trabalhar nesse tipo de serviço, mas foi uma experiência incrível. Aprendi coisas que nem imaginava. Queremos fazer mais cursos como esse”, enfatizou.
Claudete Alves Rodrigues também destacou como a capacitação contribuiu para que ela aprendesse novas técnicas. “Nós aprendemos a fazer tintura, pintura com desenhos, revestimento, pintura em geral, instalação elétrica e de cercas elétricas. Também aprendemos a instalar câmeras, algo que eu nem sabia por onde começar, mas agora sei. Aprendi tantas coisas neste curso e estou ansiosa por mais oportunidades de aprendizado. Além disso, também fizemos vários projetos de encanamento. É exatamente o que precisamos, mais oportunidades de capacitação”, ressaltou.
Janaina Barbosa de Oliveira, que é pintora profissional formada em revestimento cerâmico, participou do evento e expressou a satisfação que sentiu ao ver outras mulheres envolvidas no setor e destacou a importância da parceria entre profissionais. “Vim de outra cidade e estou trabalhando na construção civil aqui. Fiquei muito feliz em prestigiar esse evento maravilhoso e conhecer essas mulheres incríveis. Estou engajando uma delas em uma obra, vamos trabalhar juntas em uma pintura. Estou animada com essa colaboração e ansiosa para o que podemos realizar juntas”, afirmou.
Capacitação itinerante em Cidades Empreendedoras
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Uma das principais vertentes do programa é fomentar o empreendedorismo e dar apoio ao comércio local para possibilitar que os empreendedores possam melhorar o desempenho dos negócios. Nesse contexto, a capacitação itinerante por meio de unidades móveis é uma das principais ações disponibilizadas para os municípios.
As carretas percorrem as cidades oferecendo opções de cursos em nove áreas diferentes: Automotiva, Construção Civil, Costura, Informática, Marcenaria, Panificação, Solda, Transformação Digital e Produção Industrial – que será oferecida pela primeira vez neste ano com conteúdo como processo produtivo, brainstorm, viabilidade técnica de produção e noções de layout. Essa iniciativa tem sido fundamental para promover o desenvolvimento empreendedor local, capacitando os moradores e impulsionando a economia da região.
Neste ano, as prefeituras de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo tiveram a oportunidade de escolher duas opções de unidade móvel, dentre as variedades disponibilizadas. Já as administrações municipais de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos puderam aderir a uma das opções oferecidas. Além disso, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste, que ingressam no programa este ano, também receberão uma unidade móvel.
Com a capacitação oferecida pelo programa Cidade Empreendedora, os participantes adquirem novas habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados nas empresas, impulsionando o empreendedorismo local e fortalecendo a economia da região. Dentre 2021 e 2022, 33 Cidades Empreendedoras foram contempladas com os cursos gratuitos levados pelas carretas e, no total, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.