Mulheres se unem em rede de empreendedorismo feminino em Miranda

/ / Miranda

Empreender é desafiador para homens e mulheres, porém, para elas, os obstáculos são maiores: há as diversas atribuições, a discriminação, a baixa confiança e crença em seu potencial e também a falta de suporte dos familiares, conforme aponta pesquisa do Sebrae/MS. Para diminuir os desafios, redes de empreendedorismo feminino vêm se estabelecendo, mostrando um comportamento próprio visualizado no público feminino: a colaboração. Esta cooperação constitui uma rede de apoio fundamental para quem é empresária iniciante e pode ser encontrada em diferentes locais do país, e agora, na região Oeste de Mato Grosso do Sul, o município de Miranda é o próximo a dar esse passo, cuja população feminina representa 48,2% dos habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último sábado (25), ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras de Miranda na Câmara Municipal. Com a participação de pelo menos 30 pessoas, o encontro foi o marco para reunir as participantes do movimento, composto por empreendedoras que se uniram para caminhar juntas, ajudando umas às outras a serem protagonistas da história de suas empresas enquanto trocam experiências e se apoiam mutuamente. Atualmente, em grupo on-line no aplicativo WhatsApp, são cerca de 250 mulheres, que ao adquirir produtos do comércio local, dão preferência aos itens das “associadas”.

Segundo a organizadora do movimento, Jucelene Ferreira, a proposta é criar um ambiente para fomentar os negócios dessas empreendedoras. “Idealizei esse grupo de mulheres há alguns anos, por sentir a necessidade das empreendedoras de uma cidade do interior. As mulheres têm muita dificuldade ao empreender e em uma cidade pequena se torna pior, por isso decidi criar esse grupo, justamente com o intuito de ajudar as mulheres em seus pequenos negócios a crescer e, principalmente, a não desistir. Hoje, elas estão se ajudando, se conhecendo e vendendo seus produtos umas para as outras. Esse movimento continua, o grupo é uma grande vitrine e eu pretendo ajudar muitas mulheres a serem grandes empreendedoras”, destaca.

O protagonismo e a autonomia financeira geram impactos positivos para as mulheres e para toda a sociedade. É por isso que ainda em novembro, no dia 19, celebra-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a abertura de negócios por mulheres, impulsionando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Concomitantemente à agenda proposta pela entidade, o Sebrae em Mato Grosso do Sul também atua com ações focadas nas empreendedoras.

Em Miranda, esse trabalho é materializado por meio do programa Cidade Empreendedora, que está em execução no município desde 2023. No mês de julho, foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) elaborado para a cidade, composto por 19 ações voltadas para aumentar a autoestima da população, fazer com que os moradores comprem mais do comércio local, promover o aumento da arrecadação municipal e fomentar a área do turismo. Uma das ações deste documento é a promoção do empreendedorismo feminino. “Dentro do nosso Plano de Desenvolvimento Econômico do município, através das pesquisas e das ações que realizamos, a gente identificou a necessidade de criar uma rede de empreendedorismo feminino”, explica a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso.

Para a analista, a consolidação de uma rede de empreendedorismo feminino em Miranda é importante não apenas para a cidade, mas para toda a região. “É uma rede que é de suma importância para o desenvolvimento territorial, principalmente para o fortalecimento das mulheres empreendedoras, que muitas vezes, para além das atividades da empresa, também precisam de uma rede de apoio emocional. O Sebrae surge em conjunto a essa rede, oferecendo cursos, capacitações, consultorias e tudo o que os nossos especialistas que estão no município possam servir de apoio para essas mulheres”, pontua.

Capacitações para fortalecer mulheres

Para marcar o início do apoio do Sebrae ao grupo, durante o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras de Miranda, como parte da programação ocorrida no dia 25, a entidade realizou a palestra “Seja sua marca”. Para uma das participantes, a empreendedora Eliana Lopes Aparecido, da doceria Tudo de Bom, o conteúdo irá abrir portas. “A palestra foi gratificante e produtiva, um aprendizado diferente. O Sebrae está nos dando a oportunidade e a possibilidade de ter outros conhecimentos, nos alertando e abrindo as portas, e a gente vai levar isso para o resto da nossa vida”, afirma.

Lilian de Oliveira Ramalho, comerciante no ramo do vestuário feminino no município, conta que a palestra serviu para mostrar novas oportunidades de expandir os negócios. A empreendedora inclusive já tem o apoio do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. “Uma palestra como essa abre a mente para a questão de novas oportunidades de renda para quem quer se dedicar somente ao empreendedorismo. O Cidade Empreendedora tem nos motivado muito a conquistar nossos objetivos, inclusive estamos com um projeto que é a Feira Livre Noturna e vai se tornar realidade”, finaliza.

O suporte ao grupo de empreendedorismo feminino terá andamento em 2024, com uma programação focada nos desafios enfrentados pelas empreendedoras. Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.