Um painel de apoio ao pequeno agricultor para planejar e acompanhar sua produção de forma simples. Em Chapadão do Sul, essa iniciativa será um divisor de águas na vida dos produtores, uma vez que auxilia na gestão da quantidade de cada produto a ser plantada por quinzena, conforme o técnico da Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) de Chapadão do Sul, Clederson Marchi.
Clederson acompanhou as visitas de diagnóstico e planejamento produtivo, realizadas pelo Sebrae/MS, de 18 a 21 de fevereiro, nas propriedades dos agricultores de Chapadão do Sul. “A consultoria chegou em boa hora, uma vez que os produtores do Assentamento Aroeira, no ano passado, tiveram muitas perdas de verdura justamente por não ter conhecimento sobre essa escala de produção.”, pontuou.
A ação integra as atividades dentro do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvidas em parceria com Prefeitura Municipal. O coordenador de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, explica que a consultoria é voltada para os produtores que fecharam contrato de fornecimento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Marcus Faria explica que a preparação para as compras públicas capacitou desde os gestores públicos até os agricultores para criar um sincronismo entre a demanda e a produção local. A produção vai assistir a demanda das escolas, além de atender a assistência social. “Essa organização permite que o agricultor produza e entregue nos prazos, para que esse recurso chegue nessas famílias de produtores e possa criar uma renda que melhore a qualidade de vida deles”, avaliou.
Os produtores também receberam orientações quanto a técnicas de plantio, que possam usar insumos na própria propriedade, utilização de irrigação que se usa menos quantidade de água, bem como técnicas de uso de proteção do cultivo que preserva contra incidência solar e pragas. “Com todo esse apoio e o excedente de produção, a expectativa é que os produtores possam comercializar seus produtos em outros canais, como feiras locais e se fortalecerem cada vez mais”, concluiu o coordenador de agronegócio do Sebrae/MS.
Para os produtores, o desenvolvimento da consultoria realizada pelo Sebrae/MS leva conhecimento sobre a divisão das áreas e as boas práticas no campo. Uma das produtoras que recebeu a oficina de diagnóstico, Maria Olímpia de Freitas, afirmou que a expectativa é que o trabalho continue. “Foi ótima a visita do Sebrae com esse acompanhamento. Essa parceria vai ajudar, principalmente, nas divisórias das verduras e o planejamento de como plantar e queremos que continue conosco porque vai nos auxiliar muito”, disse.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Nayara Tiago e Assecom Pref. Chapadão do Sul