Prefeitura e lideranças locais se reúnem com o apoio do Sebrae/MS para definir iniciativas que irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Em busca de melhorias para Miranda, a equipe da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS, e representantes da agricultura familiar e do comércio local participaram, nesta quinta-feira (1º), de uma reunião na Universidade Aberta do Brasil. O encontro, promovido pelo programa Cidade Empreendedora, consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) e teve como objetivo elaborar o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade, a partir do diálogo com os interlocutores locais e das análises socioeconômicas realizadas pelo Sebrae. O documento será o guia para a execução do programa Cidade Empreendedora em Miranda.
O prefeito de Miranda, Fábio Santos Florença, ressalta a importância do planejamento conjunto e das ações para fortalecer o comércio local e impulsionar a economia. “A abordagem do Sebrae é essencial, pois abrange diversos temas, realiza pesquisas abrangentes e elabora um plano que proporciona uma visão clara para os gestores. Essas ações têm como objetivo não apenas fortalecer o comércio local, mas também criar oportunidades para os pequenos produtores e impulsionar a economia do município como um todo”, declarou o líder do executivo.
De acordo com a secretária de planejamento de Miranda, Camila Mussato, ouvir os gestores e protagonistas econômicos locais em relação as principais necessidades do município, é uma maneira realista de captar os problemas e procurar melhorias efetivas. “Essa metodologia é fundamental para identificar as necessidades reais e buscar soluções que sejam adequadas à nossa realidade. A abordagem participativa fortalece o engajamento da comunidade e cria um plano de desenvolvimento econômico mais consistente e sustentável para Miranda”, pontuou a secretária.
Quanto às melhorias prioritárias para promover o desenvolvimento do município, a secretária ressaltou duas áreas de grande importância. Em primeiro lugar, destacou a necessidade de capacitar os munícipes para oferecer um atendimento de qualidade, especialmente, direcionado ao setor turístico. “O turismo é uma das principais fontes de renda para Miranda, e investir na capacitação dos moradores é fundamental para proporcionar uma experiência positiva aos visitantes, além de impulsionar o desenvolvimento local”, disse Camila, destacando ainda a necessidade de fomentar as indústrias na cidade, visando a diversificação da economia e a geração de mais empregos para a população.
No processo de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico de Miranda, o papel das agroindústrias e do turismo sustentável têm se destacado como pilares fundamentais para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável do município. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Carlos Eduardo Cordeiro, essas atividades têm potencial para alavancar o crescimento econômico e valorizar as vocações da região. “A vocação de Miranda para as agroindústrias é evidente. Já identificamos iniciativas de investidores locais na formação de agroindústrias, especialmente nas áreas de piscicultura, processamento de mandioca, doces e processamento de mel, incluindo o entreposto de mel”, ressaltou Cordeiro.
Além disso, o consultor destaca a importância de uma campanha de investimentos voltada para negócios sustentáveis, considerando as potencialidades do município. No que diz respeito ao turismo, Cordeiro enfatiza a relevância de ampliar o sucesso já alcançado no turismo rural para a área urbana de Miranda. Isso inclui a revitalização de fachadas e a criação de um plano de marketing abrangente, que englobe todos os empreendimentos turísticos e explore o potencial das propriedades rurais. “Miranda possui um enorme potencial para o turismo sustentável, tanto na área rural quanto urbana. Precisamos trabalhar para promover o turismo como uma importante fonte de geração de empregos e renda para a população local”, destacou o consultor.
Durante a oficina estiveram presentes secretários municipais, empresários locais, representantes de instituições financeiras, como Banco do Brasil e Sicredi, Sindicato Rural de Miranda, Associação Comercial e Industrial de Miranda, representantes do assentamento Tupambaé e da Aldeia Cachoeirinha.
A reunião entre a equipe da prefeitura, lideranças locais e o Sebrae/MS foi um passo importante para direcionar as ações do programa Cidade Empreendedora em Miranda. Durante o encontro, foram elencadas diversas ações e propostas que resultarão em um relatório analisado pelos técnicos do Sebrae. A partir desse relatório, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) específico para Miranda.
O documento final será entregue à gestão municipal, que irá elaborar um cronograma de execução das ações propostas. Dessa forma, será possível impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer os pequenos negócios locais, como parte das iniciativas do programa Cidade Empreendedora.
Cidade Empreendedora
A prefeitura de Miranda ingressou no programa Cidade Empreendedora neste ano, com acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, visando promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.