Palestras sobre empreendedorismo são realizadas para estudantes de escolas municipais em Rio Verde

/ / Artigos, Rio Verde de Mato Grosso

Capacitações foram realizadas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal

O Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, promoveu, nesta semana, duas palestras sobre empreendedorismo voltadas para estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa integra as atividades promovidas pelo eixo Educação Empreendedora, que compõe o programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano.

Na noite desta terça-feira (9), o tema abordado foi “Empreendedorismo em Dois Tempos”. Com a proposta de despertar nas crianças e adolescentes a capacidade de identificar oportunidades, ter ideias e as transformar em algo de valor para o outro, seja no âmbito financeiro, cultural ou social, a capacitação seguiu os protocolos de biossegurança.

Já na segunda-feira (8), a palestra “Viagem ao mundo do empreendedorismo” foi realizada na Escola Municipal Polo Dr. Cesar Galvão. Voltada para alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), a capacitação abordou desde o que é empreendedorismo, até maneiras de iniciar o próprio negócio, inovar e como ter atitudes empreendedoras.

Segundo consultora do Sebrae/MS, Miriam Salomão, a palestra foi positiva e os estudantes foram bem participativos. “A vontade e a disposição dos alunos em compreender e entender como o mercado funciona e aprender como colocar em prática o que discutimos, foi primordial. A palestra mostrou que todos são capazes e que é possível esse caminho trabalhando os aspectos do empreendedorismo”, pontuou a consultora.

Para Maria Santana, estudante da Escola Municipal Aureliano Ataíde de Brito, a capacitação foi bastante lúdica e tratou dos assuntos de forma clara. “Aprendi muitas coisas novas, os conhecimentos passados para nós foram essenciais e permitiram que eu abrisse meus olhos para um novo mundo. Quem sabe no futuro eu consiga colocar em prática essas ideais e abrir meu próprio negócio”, pontuou Maria.

De acordo com Kleverson Souza Oliveira, também estudante da Escola Municipal Aureliano Ataíde de Brito, a palestra foi muito importante para compreender o mercado. “Trabalho em uma fábrica de chapéus, estou aprendendo a empreender, invisto o pouco que ganho no trabalho e tenho bons retornos. Tenho vontade de crescer, aprendi na palestra a manter o foco, investir nas ideias e usar ferramentas para atrair clientes. Tenho um carrinho de hot dog e pretendo começar a vender açaí. Depois de todo aprendizado sei onde quero chegar”, completou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas através do número 0800 570 0800.