Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, iniciativa recebe apoio do Sicredi e possibilita que estudantes troquem recicláveis por alimentos saudáveis
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Dourados e o Sicredi lançaram o segundo ano do projeto Recicla Verdinho no município, uma iniciativa voltada para a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.
Neste segundo ano de execução, o projeto irá contemplar 230 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Clori Benedetti de Freitas. Na última sexta-feira (4), a iniciativa foi apresentada à comunidade escolar. Por meio da ação, os estudantes podem trocar materiais recicláveis, como garrafas pet e outros recipientes de plástico, pela moeda social “verdinho”, uma nota simbólica com valor equivalente a R$ 1,00 cada, que pode ser utilizada para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar disponíveis na feira da cidade, incentivando assim o consumo consciente e apoiando os agricultores locais.
Para o diretor da Escola Prof. Clori Benedetti de Freitas, Jair Silveira, a expectativa para mais um ano de realização do projeto na escola é grande, pois, em 2022, a iniciativa envolveu não só os estudantes, mas também as famílias. Um passo importante para a conscientização das crianças e também da comunidade escolar como um todo. “Nos dias em que as coletas são realizadas observa-se que os familiares estão envolvidos pois os pais vão junto, carregando muitas sacolas cheias de materiais recicláveis. Acreditamos que esse ano vamos superar o quantitativo coletado o ano passado”, comentou o diretor.
De acordo com Hítalo Silva, analista-técnico do Sebrae/MS, o Recicla Verdinho desempenha um papel fundamental ao proporcionar às crianças não apenas conhecimento sobre preservação ambiental, mas também ao estimular o engajamento da comunidade em questões como reciclagem e consumo consciente, além de fomentar a agricultura familiar. “O projeto Recicla Verdinho é um projeto de responsabilidade socioambiental que é importante não só por conscientizar as nossas crianças a respeito desse tema, mas também promove um ciclo virtuoso na sociedade, gerando renda para as famílias que vivem no campo”, afirmou.
Segundo a gerente do Sicredi, Luciana Maria, a instituição financeira é patrocinadora da ação em Dourados, transferindo para os produtores da agricultura familiar cadastrados no projeto o valor das vendas. Ela enfatiza a importância da iniciativa para fortalecer os agricultores, além de promover a conscientização ambiental na escola. “Estamos orgulhosos de fazer parte do oferecimento de uma educação capaz de proporcionar tamanha transformação, nos faz acreditar verdadeiramente que, no cooperativismo, o que mais importa são as pessoas”, declarou a gerente.
Atualmente são 30 produtores da agricultura familiar cadastrados no projeto Recicla Verdinho em Dourados. O grupo disponibiliza os produtos para a venda na Feira do Cinquentenário. Os materiais recicláveis arrecadados por meio do projeto serão doados para a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.