Para fomentar a inclusão produtiva, Empreenda Hoje promove capacitações gratuitas em Camapuã

/ / Camapuã

Em torno de 170 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na tarde dessa terça-feira (30), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Camapuã. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, o grande intuito dessa iniciativa é levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação das pessoas para o mercado de trabalho. “O Sebrae tem profissionais muito competentes e quando a instituição faz um evento como esse no nosso município é de grande valia para nós, pois traz novas ideias e capacitações onde as pessoas conseguem, realmente, aprender a fazer o que escolheram e é isso que vai gerar transformação”, expôs o líder do executivo.

Representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais participaram da abertura do Empreenda Hoje em Camapuã.

Segundo o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o evento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município. “Estamos trabalhando em Camapuã, junto com a Prefeitura, desde 2021, apoiando a gestão municipal e os pequenos negócios locais com conhecimento, e o Empreenda Hoje é mais uma ação nesse sentido. Trouxemos capacitações para quem quer empreender ou conquistar um emprego, dando suporte aos empresários com mão de obra qualificada, então, nosso intuito é a inclusão produtiva dessas pessoas para que todos possam fazer parte do processo de desenvolvimento e transformar Camapuã em uma cidade cada vez melhor”, destacou Mendonça.

Para o secretário de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo de Camapuã, Giovani Rocha, o Empreenda Hoje é uma ação de grande relevância para o município e vem corroborar com o trabalho que já é desenvolvido em Camapuã em parceria com o Sebrae. “Quando aderimos ao ciclo Expansão, escolhemos o eixo inclusão produtiva e esse evento é uma ação importante nesse sentido de trazer oportunidades de geração de renda para a população. O Cidade Empreendedora traz apoio para as pessoas que estão envolvidas nesse processo de empreender e cria no município um ambiente de negócios favorável que é fundamental para transformar a vida das pessoas e trazer desenvolvimento para Camapuã”, ressaltou o secretário.

Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Camapuã como “Rota dos negócios agropecuários” foi entregue pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ao prefeito, Manoel Nery.

Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora: o Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Camapuã como a cidade “Rota dos Negócios Agropecuários”. O documento foi elaborado em conjunto com a sociedade e traz estratégias para consolidar a imagem do município para quem é de fora, ressaltando as oportunidades econômicas presentes na cidade e a já existente demanda de viajantes que passam por ali, tornando a cidade uma referência na geração de negócios agropecuários e na preservação da história local.

Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade o conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Nilson dos Santos, e lideranças locais, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Dias, a representante da Associação Comercial e Empresarial de Camapuã (ACECAM), Janete Furlan, e o presidente do Sindicato Rural, Antônio Silvério de Souza.

Empreendedorismo Feminino

Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Camapuã por meio dos cursos nas áreas de gastronomia e estética. O grupo também recebeu um “kit semente” – quantia em dinheiro viabilizada para que cada uma tenha recurso para iniciar um negócio.

Mulheres atendidas pela Metodologia das Três Fases receberam certificado e “kit semente” para iniciarem um negócio.

Ao todo, 16 mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Uma das participantes foi Flaviele Alves do Rosário Dias que fez cursos na área da beleza. “Eu já trabalho como manicure em um salão que montei em casa, já tinha feito alguns cursos, mas com esse acompanhamento percebi que eu fazia algumas coisas de forma errada. Então, consegui melhorar a minha técnica, precificar corretamente o meu serviço e ainda atender com mais profissionalismo e sem medo. Quero continuar estudando porque foi uma aprendizagem muito boa”, comemorou.

Qualificação profissional e oportunidades

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Gestão do tempo, inteligência emocional e comunicação”, “Fotografia mobile criativa: Dominando seu smartphone como câmera” e “Construindo sua marca”.

Empreendedores locais tiveram a oportunidade de expor produtos para a comunidade durante o Empreenda Hoje.

Além de conhecimento, os participantes também puderam conhecer produtos locais expostos na Feira de Negócios. Uma das expositoras foi Darcilene Ramos da Silva que levou para o público receitas salgadas como o empadão e várias opções de sobremesas como doce de leite e cocada. “Eu morava em fazenda e não tinha oportunidade de conhecimento nem de emprego, então, eu vim pra Camapuã e fui atrás de coisas novas. Pude aprender bastante e hoje tive a chance de expor os meus produtos e me tornar uma empreendedora”, comentou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.