Para fomentar negócios entre pequenas e grandes empresas, Sebrae/MS entrega Mapa de Oportunidades de Rio Brilhante

/ / Rio Brilhante

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Governo Municipal, o Sebrae/MS tem atuado para fomentar o encadeamento produtivo na região e trazer novas possibilidades de negócios para os empreendedores locais. Como parte desse trabalho, a instituição entregou para o município, nessa terça-feira (14), um Mapa de Oportunidades que traz as demandas das principais grandes empresas presentes na cidade e apresenta para os interessados possibilidades de investimento e geração de renda.

Na mesma data, também foi realizada uma sessão de negócios com a proposta de integrar os empreendedores locais, promover conexões e futuras parcerias. Segundo o prefeito, Lucas Centenaro Foroni, o Mapa de Oportunidades corrobora com os objetivos do município de consolidar as empresas locais e atrair novos investimentos por conta da demanda gerada pela tradição agrícola local.

“Queremos abrir espaço para as oportunidades e para quem quer investir e deixar os processos menos burocráticos. A gente quer fazer uma cidade do futuro, inovadora e que olha para todos. Hoje, a média de tempo para abertura de empresa na cidade é de 14 horas. Nossa meta é chegar em 1 hora. É possível com tecnologia, com parcerias e toda a sociedade civil”, defendeu o líder do executivo.

De acordo com a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o mapeamento foi elaborado a partir das demandas de duas grandes empresas presentes em Rio Brilhante: a Impasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina, e a FV Cereais, considerada líder de mercado na comercialização de grãos em Mato Grosso do Sul.

“Ao identificar as necessidades das grandes empresas, podemos apontar quais são os pequenos negócios locais com potencial para se tornarem fornecedores e, além disso, mostramos para quem busca oportunidades de investimento quais são as áreas com demandas a serem supridas. Com esse trabalho, apoiamos os empreendedores para que tenham uma maior geração de renda, contribuindo para o processo de desenvolvimento”, destacou Vanessa.

Empreendedores locais participaram de sessão de negócios

Marketing territorial

Durante o evento, também foi realizada mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para Rio Brilhante: o Branding Book Municipal. O documento traz estratégias para posicionar Rio Brilhante como “a terra dos canaviais”.

O posicionamento proposto para a cidade foi elaborado, em conjunto com o poder público e sociedade, e destaca a forte ligação do município com a produção de cana-de-açúcar, que é um pilar econômico e cultural na região e traz a força e o legado econômico presente no município, aliado a novas oportunidades de renda com produtos, atratividades e experiências derivados da cana-de-açúcar.

Além da marca territorial, o documento traz um planejamento com ferramentas para promover o enraizamento desse conceito na cidade a partir de ações voltadas ao encantamento, experiências e comunicação, como forma de atrair novos investimentos para a cidade.

Para saber mais sobre o Branding Book Municipal e o Mapa de Oportunidades de Rio Brilhante, além de ações desenvolvidas por meio do programa Cidade Empreendedora em outros municípios, entre em contato com o Sebrae/MS pelo 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.