Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz 20 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município
Na manhã desta quarta-feira (1º), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Coxim, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril de 2022. De acordo com o prefeito, Edilson Magro, o trabalho realizado por meio da parceria entre as instituições traz para Coxim a oportunidade de galgar espaços importantes no cenário brasileiro.
O líder do executivo também ressaltou que o direcionamento trazido pelo Plano de Desenvolvimento Econômico contribui para que a administração municipal possa agir de forma mais assertiva e que a execução das iniciativas irá exigir o envolvimento de diversos atores. “Isso requer a vontade de todos, da sociedade civil organizada, dos nossos colegas funcionários públicos e de toda a sociedade. Cada um tem que fazer a sua parte para que nós possamos trabalhar juntos nesse intento e colocar em prática o Plano de Desenvolvimento Econômico da nossa Coxim, que é a capital do Norte”, pontuou Magro.
Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Coxim é composto por 20 ações voltadas aumentar a autoestima da população; fomentar a agricultura familiar e fortalecer o comércio local, criando estratégias para que a população compre mais dos empreendedores locais; além de fomentar a área do turismo.
De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o documento é uma das principais entregas do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar a integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e fomentar a atuação conjunta para promover a transformação de Coxim.
“Fizemos um trabalho de escuta qualificada, junto às lideranças políticas, empresariais e a sociedade para identificar os principais anseios de quem vive em Coxim. Essas informações, aliadas a um levantamento feito para mapear as oportunidades que existem no município, resultaram neste plano de ação. O Sebrae continua sendo parceiro para a execução dessas iniciativas e esperamos que, com esse trabalho, todos os atores envolvidos se tornem protagonistas do processo de transformação e desenvolvam um olhar mais perspicaz em relação ao potencial de desenvolvimento do município e de toda a região Norte”, destacou Tito.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Alexandre da Silva, dentro das iniciativas elencadas pelo plano, as mais relevantes para o desenvolvimento de Coxim consistem no fomento à agricultura familiar e à área do turismo.
Como o município possui diversos locais com vocação para o turismo, o secretário ressalta que é importante investir no segmento para ampliar o pacote turístico da cidade e impulsionar a economia local. “A gente sabe que Coxim é o polo da região norte e a gente precisa fomentar o turismo e investir nessa área, envolvendo não só o Sebrae, por meio das consultorias, mas também os órgãos públicos e empreendedores. Tenho certeza de que com esse trabalho vamos alavancar nesse ponto”, expôs Silva.
Confira todas as ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Coxim. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.