Pelo segundo ano consecutivo, projeto Recicla Verdinho fomenta a sustentabilidade e agricultura familiar em Amambai

/ / Amambai

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Amambai e o Sicredi lançaram o segundo ano do projeto Recicla Verdinho no município, uma iniciativa voltada para a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar. A iniciativa foi apresentada para a sociedade, nesta quarta-feira (12), no Mercado Municipal de Amambai.

O projeto Recicla Verdinho está no segundo ano de execução e já conta com a participação de 487 alunos das Escolas Municipais Maria Bataglin e Antônio Pinto da Silva. Por meio da ação, os estudantes podem trocar materiais recicláveis, como garrafas pet e outros recipientes plásticoa, pela moeda social “verdinho”, uma nota simbólica com valor equivalente a R$ 1,00 cada, que pode ser utilizada para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar disponíveis na feira da cidade, incentivando assim o consumo consciente e apoiando os produtores locais.

O prefeito, Edinaldo Bandeira, reforçou que a administração municipal está focada em garantir uma gestão eficiente e direcionada às necessidades prioritárias do município e o projeto Recicla Verdinho faz parte disso, trazendo uma melhor alimentação para as famílias. “O foco está em garantir uma saúde de qualidade para a população e em promover melhorias na infraestrutura local. São áreas essenciais para garantir a qualidade de vida dos moradores. Estamos empenhados em promover melhorias nessas áreas, assegurando serviços de saúde de qualidade e investindo na infraestrutura necessária para o desenvolvimento sustentável do município”, ressaltou.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo, ressaltou que ao engajar os jovens nessa temática socioambiental, o projeto contribui também para fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável local. “O Recicla Verdinho desempenha um papel fundamental ao proporcionar às crianças não somente conhecimento a respeito da preservação ambiental, mas também ao fomentar a participação ativa da comunidade em questões como reciclagem e consumo responsável, além de garantir renda e fortalecer as famílias que vivem no campo”, pontuou.

Os recicláveis são encaminhados para Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coopercicla) de Amambai, que realiza a coleta do material duas vezes por semana. O valor dos produtos fornecidos às crianças é repassado aos produtores pela cooperativa Sicredi. No total, foram distribuídos “verdinhos” entre os quinze produtores rurais da agricultura familiar que atuam no Mercado Municipal Gasparino Moraes de Lima e estão inscritos no projeto.

Para Geslaine Alves, representante dos produtores da agricultura familiar, a feira local se tornou palco de transformação ao incentivar o consumo de alimentos saudáveis, promovendo a sustentabilidade e garantindo refeições de qualidade para as famílias. “São crianças pequenas que vêm até a nossa banca e compram salsinha, alface, couve e vários legumes para levar para casa. Isso abençoa o nosso trabalho, abençoa a família que adquire, e ajuda no meio ambiente”, enfatiza Geslaine.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.