Pelo segundo ano, programa Cidade Empreendedora leva capacitação itinerante para 22 municípios

/ / Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora, Terenos

Ação é promovida pelo Sebrae e oferece 44 opções de capacitações gratuitas em áreas diferentes. Expectativa é atender 6,5 mil pessoas

 

Após o sucesso no ano passado, o Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, oferece novamente capacitação gratuita para a população de 22 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as prefeituras municipais. A partir deste mês, oito carretas equipadas com maquinários de ponta irão percorrer as cidades e disponibilizar 44 opções de cursos em áreas diferentes. A ação segue até junho e a expectativa é que, aproximadamente, 6,5 mil pessoas sejam atendidas.

Segundo o presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que também é presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, o trabalho realizado em parceria leva desenvolvimento para Mato Grosso do Sul. “Quero destacar a importância da integração dos trabalhos. A ideia é avançarmos cada vez mais para o suporte ao desenvolvimento do Estado. O Cidade Empreendedora é um programa de extrema importância, os prefeitos estão envolvidos no projeto. Vamos avançar este ano, com o Cidade Empreendedora, em mais municípios do Estado”, destacou.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, avalia que a iniciativa gerou impactos positivos nos municípios atendidos, e, agora, em 2022, a meta é capacitar ainda mais pessoas. “Recebemos um retorno muito positivo dos municípios, e queremos dar a oportunidade de mais pessoas se capacitarem. Nosso propósito é melhorar o ambiente de negócios para facilitar a vida do empresário, que terá acesso a uma mão de obra mais qualificada, contribuindo para o sucesso do seu negócio, e com isso, estamos fortalecendo o comércio local”, disse.

Como a ação funcionará em 2022

A ação será repetida para dar a oportunidade de os municípios receberem novas opções de cursos, diferentes dos que já receberam em 2021. Assim, neste ano, cada um dos 22 municípios poderá escolher três opções de carretas diferentes. No total, são oito opções disponibilizadas: Transformação Digital, Informática, Solda, Costura, Automotiva, Panificação, Construção Civil e Marcenaria – este último é ofertado, pela primeira vez, nesta edição. Os cursos variam de 4 a 8 horas/aula e será emitido certificado para os participantes.

As capacitações serão realizadas em unidades móveis que irão até os municípios e permanecerão em cada cidade de acordo com um cronograma estabelecido em parceria com as prefeituras de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Ação em 2021

No ano passado, a ação itinerante promoveu a capacitação de cerca de 4,5 mil pessoas nas áreas Automotiva, Solda, Construção Civil, Panificação, Costura, Informática, Redução de Desperdício e Transformação Digital. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site oficial.