Como parte do programa Cidade Empreendedora, capacitação realizada pelo Sebrae/MS, expôs técnicas de produção de hortaliças que resultam em alimentos mais saudáveis
Nessa quinta-feira (5), como parte do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), realizou uma capacitação voltada para ajudar os pequenos produtores do Assentamento Getúlio Vargas a melhorarem a qualidade das hortaliças e frutas produzidas.
Denominada Oficina de Desenvolvimento Tecnológico, a capacitação expôs técnicas de produção que envolveram o preparo de insumos e recomendações para controle de pragas e doenças que atacam as plantas, sem ser necessária a utilização de defensivos agrícolas, o que resulta na produção de alimentos mais saudáveis.
“Como existem muitas pragas, pensamos em alternativas para o produtor como a preparação de insumos para o tratamento do solo e depois enraizamento das plantas, ensinando como controlar as doenças”, pontuou o consultor do Sebrae Elio Sussumo, responsável por ministrar a oficina.
Elio desenvolve um trabalho no âmbito rural, junto aos produtores do município, por meio do eixo “Compras Públicas” – uma das vertentes do programa Cidade Empreendedora. Os agricultores são acompanhados e recebem orientações para que consigam fornecer alimentos à prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
De acordo com o consultor, a oficina foi realizada para complementar o apoio dado aos agricultores. Durante a semana, o grupo também recebeu suporte a respeito de como fazer o planejamento do cultivo anual e o de produção. “Fizemos a parte do planejamento que é de ensinar e orientar os produtores a data do plantio e o cumprimento para entregar as produções nas escolas”, explicou Elio.
Segundo o presidente da Associação de Produtores do Assentamento Getúlio Vargas, Ramão Leite, a capacitação era uma demanda antiga da comunidade e irá ajudar bastante os agricultores. “Tivemos uma grande oportunidade de aprender. Fazia tempo que a gente queria trazer um curso desse para cá e agora deu certo, estamos muito contentes”, ressaltou Ramão.
Para agricultora Shirley, os aprendizados proporcionados pela oficina irão ajudar bastante no dia a dia. “Foi uma maravilha, porque a gente estava meio perdido. Nós estávamos plantando, mas tínhamos que lidar com muita praga e muitas vezes o resultado não era bom. Estamos aprendendo muito e isso está fazendo a diferença para nós”, comemorou a produtora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.